Engenheiro de Cupira é selecionado e participa de capacitação em Resíduos Sólidos na Suécia

O Engenheiro Daniel Vinícius Souza Silva de Cupira é selecionado e participa de treinamento na Agência de Proteção Ambiental (NATUR VARDS VERKE), na Suécia. Vinícius embarcou do Brasil na última sexta-feira, 10 de junho, e ficará em treinamento no país sueco durante os próximos sete dias.

O objetivo do programa “Estratégias Municipais de Gestão Integrada de Resíduos” está direcionado para promover a capacitação de representantes municipais na elaboração de planos estratégicos de gestão de resíduos sólidos. A iniciativa que os participantes sejam multiplicadores e possam compartilhar conhecimento e capacitar outros municípios nessa mesma temática.

O programa é uma iniciativa entre a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), a Agência de Proteção Ambiental da Suécia (SEPA) e a consultoria MILAV, e acompanhamento do Ministério do Meio Ambiente no âmbito do Acordo de Cooperação firmado com a ABRELPE que, dentre outras ações, inclui a capacitação de municípios para elaboração de Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em cumprimento à PNRS.

A primeira etapa da capacitação foi em 16 de novembro de 2020 e terminou em 20 de novembro de 2020. A 2ª Turma do Programa de Treinamento em Estratégias Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em São Paulo com participantes selecionados através de um processo seletivo de análises técnicas dos mais importantes trabalhos na área de RSU – Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil.

Cupira foi um dos 16 participantes selecionados em todo o Brasil, e o engenheiro Vinícius representou o município nesse treinamento. Dos 16 classificados foram 8 consórcios e 8 municípios.