Cultura e Turismo

Home | Cupira | Cultura e Turismo

 

Festividades de Santos reis 2014, show de César Menotti & Fabiano em praça pública.
Festividades de Santos reis 2014, show de César Menotti & Fabiano em praça pública.

Festa de Santos Reis

Todos os anos nos dias 05 e 06 de janeiro celebram-se às festividades de Santos Reis. Festa católica que comemora a anunciação da chegada de Jesus Cristo feita pelos reis: Baltazar, Melchior e Gaspar, que guiados pela Estrela de Belém foram ao encontro do recém-nascido Messias, como conta a igreja católica.
A cidade também nesta data fica em festa, com comemorações religiosas realizada pela  paroquial São João Batista com missas e procissões, e a cidade recebe atrações musicais dos mais variados estilos musicas, de pequeno médio e grande porte.

Caminhada da fé, saindo da Igreja Matriz para o sítio Serrote Liso.
Caminhada da fé, saindo da Igreja Matriz para o sítio Serrote Liso.

Caminhada da Fé

Evento promovido pela Igreja Católica, São João Batista, a caminhada da fé foi criada em 1993, hoje considerado o maior e mais tradicional evento religioso da cidade e região do agreste pernambucano. Sendo a maior caminhada ecológica do Nordeste na categoria em deslocamento que sai da cidade e vai até a zona rural: Serrote Liso. São momentos de peregrinação em meio à natureza. Este ano o evento comemora 50 anos da paroquia São João Batista, fundada em 1964. Todos os anos, são aguardados 15 mil pessoas, fiéis da cidade e região. A caminhada da fé acontece entre nos meses de abril e março, pontualmente às 4h da manhã. A concentração da caminhada fica em frente à Igreja Matriz, no centro da cidade.

Festividades de Santos reis 2014, show de César Menotti & Fabiano em praça pública.
Festividades de Santos reis 2014, show de César Menotti & Fabiano em praça pública.

Festividades Juninas

Como de costume, todos os anos a cidade comemora as festividades juninas: Santo Antônio, São Pedro e São João, festa que acontece nos meses de junho e julho. São diversas formas de se divertir nessa época, encontram-se quadrilhas matutas, shows em praça pública, com bandas de forró pé de serra e forró estilizado, blocos de quadrilha em percurso, saindo da Av. Miguel Pereira Neto para as principais ruas da cidade.

Enduro das águas e Motocross
Enduro das águas e Motocross

Enduro das águas

Evento anual de motociclismo desportivo, realizado no de novembro e que reúne trilheiros e apaixonados por motociclismo da cidade e região, do Brasil e do exterior. O evento acontece no mês de novembro, promovido em dois dias, os quais correspondem ao Motocross e o tão esperado Enduro das águas.
São diversas as modalidades do evento que contemplam crianças e adolescentes homens e mulheres. Todos os anos o enduro das águas recebe motoqueiros da Espanha, argentina, Portugal e de toda região Brasileira. Incluindo também os filhos da cidade, onde eles têm grande orgulho de representar a modalidade local. Ambos os dias ao término do evento, o público é comtemplado com show de bandas locais, dá região e de nível nacional.

Fazenda e Pousada Lar de Glória
Fazenda e Pousada Lar de Glória

Fazenda e Pousada Lar da Glória

A Fazenda Glória, além de ponto turístico e histórico de Cupira, é a melhor opção da região para quem busca um hotel-fazenda. A decoração com retoques ingleses e típica mobília colonial é um atrativo a mais para o visitante e para os que apreciam bom gosto, sofisticação e história.

Atrativo Turístico, Serra Olho D'água.
Atrativo Turístico, Serra Olho D’água.

Serra olho D’água

Atrativo turístico para os apaixonados por trilhas. A serra fica localizada no sítio olho d’água e todos os anos recebe um grande número de visitantes. Na semana santa este número aumenta, devido alguns cristãos católicos que vão visitar e pagarem promessas, escalando a serra. No topo da montanha é possível observar toda a cidade, de um ângulo agradável e privilegiado.