Saúde

Home | Estrutura | Secretarias | Saúde

Secretária de Saúde - Adriana Sandra da Silva
Secretária de Saúde – Adriana Sandra da Silva

A secretaria de Saúde é órgão de nível de direção, de natureza substantiva, com o fim de programar, executar e supervisionar, no município, as ações de saúde como um direito, com base nos princípios de integralidade de assistência, universidade, equidade, resolutividade, intersetorialidade e humanização do atendimento e participação.

 ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS DA SECRETARIA:

  • Estabelecer a política de saúde do município;
  • Elaborar, executar e avaliar o Plano Municipal de Saúde;
  • Articular e integrar os setores públicos e entidades comunitárias para o desenvolvimento de programas de saúde permanentes e especiais, voltados para a prevenção e tratamento das doenças;
  • Desenvolver mecanismos de controle e avaliação da atenção básica.

AÇÕES DA SECRETARIA:

A secretaria Municipal de saúde é o órgão da administração direta da Prefeitura Municipal de Cupira, gerenciando a oferta de ações e serviços de saúde no âmbito do SUS (sistema único de saúde) e tem como missão a Saúde Humanizada treinando e capacitando os servidores sob esse tema. A secretaria administra uma rede própria de serviços de saúde e mantém convênio com uma rede de hospitais e clínicas públicas, particulares ou filantrópicas.

ÓRGÃOS/DEPARTAMENTOS:

Nove postos de saúde – Programas de saúde da família;

Centro de especialidades odontológicas – CEO;

Centro de especialidades médicas (secretaria de saúde);

Centro de fisioterapia;

Farmácia popular;

Centro de atenção psicossocial (CAPS);

Hospital José Veríssimo de Souza;

Serviço de atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192);

SECRETARIA DE SAÚDE:

A porta de entrada dos serviços de saúde é oferecida através dos postos de saúde ou centros de saúde da família, que oferecem a atenção básica ou primária à população, tendo como referência o programa saúde da família. Os postos que abrigam equipes da estratégia de saúde da família, que reúnem médicos, enfermeiros, dentistas, agentes comunitários de saúde e de endemias. Contam com o Suporte do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), formado por outros profissionais, como fisioterapeuta, educador físico assistente social e nutricionista.

 PROGRAMAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA:

Dependendo da necessidade de cada usuário, no posto de saúde o clínico geral pode encaminhar o paciente para consultas com especialistas ou para exames especializados, que são oferecidos nos centros especializados da rede pública Municipal como também nas clinicas credenciadas ao SUS, como a UPAE em Caruaru SOS Rim (clinica Nefrológica de Caruaru) CEOC (Centro de Oncologia de Caruaru), ente outros serviços de referência no estado de Pernambuco.

 HOSPITAL MUNICIPAL:

Os atendimentos de emergência e os tratamentos para problemas de saúde mais complexos são oferecidos na rede hospitalar pública municipal ou conveniados. A rede hospitalar municipal tem 20 leitos, distribuídos em clínica médica, pediátrica, obstétrica e cirúrgica. O atendimento de urgência e emergência é feito também pelo serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU 192)

OUTROS SERVIÇOS:

Além de oferta de serviços, a secretaria Municipal de Saúde tem a atribuição de investigar a disseminação de doenças, por meio da vigilância Epidemiológica, fiscalizar a comercialização de alimentos e produtos que podem afetar a saúde da população, por meio da vigilância Sanitária, e prevenir a proliferação de doenças causadas por animais, através do Centro de Controle de Zoonoses.

Em algumas áreas da Secretaria, as ações envolvem o trabalho de educação em saúde, mobilização social e comunicação e acontecem de forma Intersetorial e transversal, ou seja, perpassando diferentes fatores e níveis de atenção, a exemplo da prevenção, controle e do tratamento de doenças sexualmente transmissíveis ou sanguíneas, do cuidado com a saúde.

ENDEREÇO/CONTATO:

  • Atendimento das 7h às 13h, de segunda à sexta-feira
  • Av. Etelvino Lins, s/n – Centro
  • CEP: 55460-000
  • Telefone: (81) 3738-0014
  • E-mail: saude@cupira.pe.gov.br

 

SAÚDE HUMANIZADA – Essa é a nossa missão!