Redução da Violência em Cupira é Destaque da Tv Asa Branca, filiada a Rede Globo⁣

Especialista em Segurança Pública, Alex Monteiro, fala dos investimentos que Cupira aplicou na cidade entre 2017 e 2019 (Foto: Adriano Amaro – Ascom/PMC)

A redução do índice de violência em Cupira de 50%, entre 2017 e 2019, é Destaque da filiada da TV Globo. A equipe da emissora esteve em Cupira na manhã desta quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020. A matéria será veiculada em breve. ⁣ O município realizou um estudo por meio de especialistas em segurança pública para identificar os reais motivos do crescente índice de violência na cidade. Identificados, ações, projetos e investimentos foram aplicados na segurança local, no objetivo de devolver ao cidadão e aos comerciantes mais segurança e tranquilidade. 

De acordo com os dados oficiais da Secretaria Estadual de Defesa Social – SDS, os números de Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI (homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e roubo seguido de morte), foram diminuindo: 2017 – 41; 2018 – 25; 2019 – 22. Os números de Crimes Violentos contra o patrimônio – CVP (furto, furto de coisa comum, roubo, extorsão, extorsão mediante sequestro e extorsão indireta), também decaíram: 2017 – 411; 2018 – 362, 2019 – 239.

Os números que relatam a redução do índice de Violência em Cupira são resultados dos investimentos aplicados entre 2017 e 2019, dentre eles: construção da sede própria da Delegacia civil e criação do Núcleo de Segurança Municipal, integrando a Polícia Civil e Militar; a Guarda Municipal.⁣ Outras iniciativas importantes foram a implantação do monitoramento por câmeras de alta qualidade; a criação do Departamento de Trânsito e Transporte de Cupira – DETTRAC e o município também passou a integrar o primeiro Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública – CONSEG/PE.⁣