Prefeitura de Cupira sai do CAUC e município passa a receber recursos federais

A Prefeitura Municipal de Cupira estava inadimplente com o Serviço Auxiliar de Informações para transferências Voluntárias, da Secretaria do Tesouro Nacional, conhecido pela sigla CAUC -Cadastro Único de Convênios (Popular Serasa das Prefeituras Municipais). O não cumprimento de exigência desse órgão inviabilizou a liberação dos recursos do Governo Federal para o município.

POR QUAIS MOTIVOS CUPIRA ESTAVA NO CAUC?

As principais causas que incluíram Cupira no CAUC foram dívidas acumuladas pelas gestões administrativas do município, dos últimos 12 anos, com o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, que ultrapassaram o valor de R$ 20.000,000,00 (20 milhões de reais), negociados pela gestão do Prefeito José Maria, assim como, obras não concluídas, constadas em prestações de contas de gestões dos últimos 12 anos, que geraram muitas que ultrapassavam mais de R$ 300,000,00 (trezentos mil reais) quitados integralmente pela administração do Prefeito José Maria Leite de Macedo.

CUPIRA SAIU DO CAUC, MAS O QUE MUDA NA PRÁTICA?

Com a saída de Cupira do CAUC o Governo Municipal pode celebrar e passa a receber convênios e demais recursos financeiros do Governo Federal, de forma voluntária, para investir no desenvolvimento social e econômico do município.

Após a saída de Cupira do CAUC, os tratores para patrulha mecanizada adquiridos por meio de emendas parlamentares, quando o Staff administrativo de Cupira viajou à Brasília, entre os dias 11 e 14 de março de 2019, são liberados e dentro de 30 dias estarão disponíveis para atender à população cupirense.

QUAIS PRIORIDADES O GOVERNO MUNICIPAL DESTACA PÓS-EXCLUSÃO DE CUPIRA DO CAUC?

As prioridades iniciais do Governo Municipal para Cupira, agora, após exclusão da cidade do CAUC, são projetos e investimentos nas áreas de educação, infraestrutura, cultura, turismo, assim como, firmar parcerias com parlamentares e com o Governo Federal, na busca e obtenção de recursos financeiros para Cupira.

São prioridades após saída do CAUC: saneamento básico, calçamento, iluminação pública, segurança pública, reformas de prédios públicos, reformas e manutenção nos mercados de peixe e açougues. Segue ainda como prioridades coberturas das quadras poliesportivas dos Bairros Moacir Soares, Novo Horizonte e na Zona Rural. Outro investimento importante será a requalificação da Av. Miguel Pereira Neto e implantação da Zona Industrial, do comércio e da educação.