Agentes de saúde se mobilizaram para controlar casos de microcefalia e combater vetores epidemiológicos

A explanação destinada aos agentes de atenção básica, endemias e vigilância em saúde, foi de esclarecimento detalhado sobre a situação epidemiológica dos casos de microcefalia, evolução clínica e orientações baseadas no novo protocolo clínico e epidemiológico da secretaria estadual de saúde. Os agentes cupirenses foram informados sobre os cuidados com a prevenção, cuidado com as gestantes e eliminação dos vetores.

A reunião foi para sensibilizar os profissionais sobre a importância do trabalho conjunto com toda a equipe de saúde na abordagem durante as visitas domiciliares, levando orientações sobre o cuidado com os meios de proliferação do mosquito. Posteriormente foi repassado o levantamento do índice de infestação para o município de Cupira, notificação de nascidos vivos, casos confirmados e suspeitos de microcefalia.

O encontro aconteceu no espaço de fisioterapia da secretaria municipal de saúde, na terça-feira, 08 de dezembro de 2015, às 9h 30min. O diálogo foi ministrado pela coordenadora de atenção básica, Marília Rosana.

Será confeccionado materiais de conscientização, prevenção e esclarecimento da microcefalia e combate aos vetores. Em breve, um dia de mobilização municipal será agendada para panfletagem e esclarecimentos a população cupirense. Os agentes de endemias irão fortalecer o combate ao aedes aegypti.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUPIRA

“O importante é cuidar das pessoas”