Cupira já realizou mais de 900 testes Swab, quase três mil testes rápidos e recebeu quase quatro mil doses da vacina contra a COVID-19

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua realizando os testes SWAB (coleta de secreção no nariz ou garganta) para diagnóstico do novo Coronavírus. Essa ferramenta auxilia no controle da propagação contra a COVID-19. Cupira já realizou 914 testes entre abril de 2020 e abril de 2021.

Para ter acesso a esse método de diagnóstico é necessário ser encaminhado pelo centro de testagem, localizado na Unidade Básica de Saúde – UBS Moacir Soares ou por médicos da rede municipal de saúde. O cidadão precisa estar com os sintomas do 1º ao 7º dia – esse é o tempo indicado pelos protocolos da COVID-19.

A Secretaria de Saúde também disponibiliza os testes rápidos para o diagnóstico do novo coronavírus. O município já realizou 2.456 testes entre abril de 2020 e abril de 2021. Para ter acesso a esse tipo de testagem é necessário também ser encaminhado pelos profissionais de saúde das unidades básicas.

Sobre as vacinas: Cupira recebeu até o momento 3.926 doses do imunizante: 3.361 Coronavac e 565 Astrazeneca.  Desse total, 1.907 idosos acima de 65 anos receberam a primeira dose. 111 idosos acima de 75 anos já receberam a 2º dose do imunizante. 350 profissionais da saúde receberam a 1ª dose e 301 a 2ª aplicação da vacina contra o novo coronavírus. (atualizado em 14/04/2021).

A cidade continua com o hospital de campanha contra a COVID-19 ativo, com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem disponíveis. A unidade tem dois aparelhos respiradores e cilindros de oxigênio ativos para a população cupirense.