Cupira desenvolve projeto de tratamento ecológica de esgoto em Alto do Meio e iniciativa deve ser aplicada em outras comunidades do município

A obra tem previsão de conclusão em 30 de março e inicialmente mais de 100 famílias serão beneficiadas com o sistema ecológico

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, desenvolve no Sítio Alto do Meio um sistema inovador de tratamento de esgoto por evapotranspiração, que une agroecologia, ecossistema, sustentabilidade e engenharia. Esse projeto está sendo executado em parceria com o Instituto Mata Viva. As obras iniciaram em 15 de janeiro de 2021 e têm previsão de conclusão para inaugurar em 30 de março deste ano.

Prefeito José Maria e Secretário de Infraestrutura João Eudes visitam obras em Alto do Meio (Foto: Alesson Vinícius – Ascom/PMC)

“Esta proposta além de beneficiar a comunidade, proporcionando mais dignidade, aplica políticas públicas voltadas para o sistema ambiental, respeitando a natureza e melhorando à qualidade de vida da população de Alto do Meio”.  Ressalta o Secretário Municipal de Infraestrutura, João Eudes.

A evapotranspiração é um modelo ecologicamente correto para o tratamento dos resíduos sanitários transformando-os em nutrientes e que trata, de forma limpa e ecológica, a água envolvida no processo. São destinadas para a fossa as águas chamadas de negras e cinzas, oriundas dos vasos sanitários e de pias de cozinha, respectivamente.

O tanque tem 135m³. Totalmente ecológico, o sistema é composto por camadas que filtram os efluentes e resulta em água limpa. A evapotranspiração de Alto do Meio tem bananeiras dispostas acima do tanque com o objetivo de ajudar a filtragem e transformar a água impura em oxigênio

“Esse novo modelo de tratamento de resíduos sustentável é inicialmente único na cidade, na região agreste e em breve será aplicado nas demais comunidades rurais de Cupira. Cerca de 100 familiares estão sendo beneficiadas inicialmente com o novo sistema de evapotranspiração na nossa querida comunidade de Alto do Meio”. Destaca o Prefeito, José Maria Leite de Macedo.