Cupira desenvolve ações para preservar o meio ambiente e áreas de reserva florestal do município

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Defesa Civil Municipal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, orienta os proprietários de terras e de áreas com reserva florestal de Cupira para o não desmatamento ilegal de reservas protegidas por lei.

“Vamos preservar árvores da caatinga, da flora e de plantas nativas em Cupira”. Ressalta o Secretário de Agricultura, Bena Júnior. As orientações iniciais foram realizadas em Serra Verde de Aprígio, Terra do Reino, Chã das Panelas, Sambaquim e Brejinho de Cajarana. A pasta da agricultura está desenvolvendo um projeto para arborizar várias comunidades rurais no objetivo de contribuir com o desenvolvimento da arborização, da preservação de árvores e recuperação dos solos danificados pelo desmatamento fora das diretrizes do IBAMA.

Cerca de 50 mil mudas serão adquiridas no decorrer dos próximos quatro anos, em defesa da vida e do meio ambiente. “O município vai realizar capacitação ambiental por meio de cursos e palestras para orientar os cidadãos e proprietários de áreas rurais compreenderem a importância da preservação da mata, das árvores, plantas nativas e do solo. Nosso objetivo é recuperar os 20 últimos anos que Cupira não trabalhava questões relacionadas à preservação do meio ambiente, principalmente nas comunidades rurais. Queremos conscientizar sobre o impacto da natureza em nosso dia a dia e a contribuição dela para a sobrevivência humana”. Destaca o Secretário.