Cupira alcança nível “aceitável” e se destaca no Índice de Consistência e Convergência Contábil do TCE-PE referente à prestação de contas 2018

Apenas 19 cidades do estado alcançaram o nível “aceitável”. No agreste apenas Cupira, São Joaquim do Monte, Sairé e Bom Conselho. Nenhuma cidade alcançou o nível desejado

O Tribunal de Contas de Pernambuco – TCE/PE, por meio do Índice de Consistência e Convergência Contábil avaliou os demonstrativos contábeis apresentados na prestação de contas do exercício de 2018 dos 184 municípios do estado. Desses, apenas 19 cidades alcançaram o nível aceitável, que vai de 90% a 100% de confiabilidade. No agreste pernambucano apenas Cupira, São Joaquim do Monte, Sairé e Bom Conselho alcançaram o nível “aceitável” do TCE/PE.

O levantamento do ICCPE se traduz como um importante instrumento de auditoria contábil utilizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, posto que para uma análise mais consistente, imparcial e comparável das contas e do desempenho governamental é necessário o alinhamento dos padrões e normas contábeis para sua elaboração.

A iniciativa do TCE/PE e do ICCPE, criada em 2016, tem o objetivo de diagnosticar e verificar o cumprimento das regras de contabilidade pública, no tocante ao grau de convergência e consistência exigido, conforme preconiza o art. 12, parágrafo único da Portaria – STN 634/2013 c/c o art. 51 da LRF por parte dos municípios pernambucanos.

Fonte: Tribunal de Contas de Pernambuco / TCE-PE
https://www.tce.pe.gov.br/iccpe2018/