Escola Intermediária é premiada e recebe homenagem pela 13º OBMEP

A Escola Municipal Intermediária Laje de São José é destaque na 13º Olimpíadas Brasileira de Matemática. Aluno, Professor e Escola são homenageados em solenidade na Gerência Regional de Educação – Centro Norte, em Caruaru-PE, nesta quarta-feira, 05 de junho de 2019.

Auno José Fernando recebe medalha de Prata da OBMEP (Foto: arquivo pessoal)

O Aluno José Fernando Lopes Silva, hoje com 16 anos, foi premiado com Medalha de Prata, conquistando o quinto lugar no ranking de Pernambuco, do nível dois da prova. Ailton Gomes da Silva, professor e Instrutor Formador do Projeto OBMEP na unidade de ensino, recebeu certificado de homenagem, um livro de apoio à formação de Matemática e uma viagem para o Instituto de Matemática Pura e Aplicada, no Rio de Janeiro. Já a Escola Intermediária foi premiada com material didático da OBMEP.

Para o Professor Ailton Gomes é motivo de orgulho ter contribuído para o aprendizado do aluno José Fernando e dos demais alunos que participaram da olimpíada. “Sinto-me feliz em ter contribuído para essa conquista. O estudante José Fernando é exemplo de superação. Mesmo morando na zona rural, onde as dificuldades são maiores referente aos estudos, ele é um grande destaque no Município de Cupira. O aluno é fruto da Escola Intermediária que, além de Fernando, há outros estudantes incríveis. Já estamos analisando outros alunos para possíveis conquistas nas próximas edições da OBMEP”.

Ailton Gomes agradece também o apoio recebido do Prefeito, Secretaria de Educação e dos demais professores envolvidos no projeto da Olímpiada. “Aproveito para agradecer ao prefeito José Maria, que com sua visão, estratégia, dinamismo, tem de forma efetiva dado vida ao município. O Chefe do Executivo tem investido grandemente na Educação. Isso fica evidente quando os resultados aparecem e melhoram os índices de desenvolvimento dos alunos do município. Agradeço a Secretária M. de Educação Geneci Fonseca. Ela é sem dúvidas uma mulher incrível, enquanto pessoa, profissional, mãe e amiga. Geneci tem um olhar diferenciado em relação a Educação. Meus sinceros agradecimentos pela parceria”. Finaliza o professor destaque na 13º Olimpíada Brasileira de Matemática.

A 13ª Edição da Olimpíadas Brasileira de Matemática foi realizada em 13 de setembro de 2017. Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:

– Estimular e promover o estudo da Matemática;

– Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;

– Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;

– Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;

– Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;

– Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.