Alunos dos programas sociais participam de aula-passeio no Recife

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social por meio das Ações Estratégicas de Erradicação do Trabalho Infantil – AEPETI proporcionou aula-passeio para as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV e do Programa Casa da Juventude.

Alunos de Programas Sociais visitam Marco Zero do Recife (Foto: arquivo pessoal)

Os alunos conheceram o Marco Zero, Museu Paço do Frevo, o Centro Judaíco Sinagoga Kahal Zur Israel e a Rua história Bom Jesus da Capital Pernambucana. A ação foi realizada em 29 de maio de 2019. Essa Aula-Passeio teve o objetivo de proporcionar momentos de aprendizagem, lazer e imersão na cultura pernambucana para as crianças e adolescentes em situação de venerabilidade social.

Confira mais fotos, em:https://bit.ly/2KshjJ2

Para a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Maria Iolanda, incluir os alunos nessas temáticas é importante para fazer valer os direitos fundamentais das crianças e adolescentes, aumentar os saberes deles nas questões culturais e sociais.

“Museus e demais espaços de cultura são acervos da memória de um povo e locais de preservação das obras produzidas ao longo da história, que se tornam fontes de conhecimento, cultura e lazer para os visitantes, assim como espaços de observações críticas de historiadores, estudiosos, alunos e sociedade civil. Nessa perspectiva, levamos nossos alunos dos programas sociais para conhecer um pouco da história do Recife e do acervo histórico da capital. Muitos dessas crianças em situação de vulnerabilidade social nunca estiveram em um museu ou visitaram os espaços culturais do Recife ou qualquer outro”. Finaliza Maria Iolanda.

As Ações Estratégicas de Erradicação do Trabalho Infantil – AEPETI ressalta que essa ação está fundamentada nos eixos do AEPETI, e de acordo com a Lei 8.069/90 Art. 4º: É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.