Alunos do AEPETI participam de aula-passeio na reserva ecológica de Serra dos Cavalos

Alunos do SCFV recebendo instruções do Guia João da Mata, na Serra dos Cavalos (Foto: Arquivo pessoal)

Os alunos do Programa de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – AEPETI, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social participaram de aula-passeio no Parque Ambiental João Vasconcelos Sobrinho, localizado na reserva ecológica de Serra dos Cavalos, em Caruaru-PE. O passeio teve o objetivo de vivenciar o Dia Nacional da Botânica – 17 de Abril. As crianças e adolescentes aprenderam sobre a floresta de brejo de altitude e a importância dela para o meio ambiente. Esses alunos também integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV e a Casa das Juventude do município.

A reserva de Serra dos Cavalos é uma área de preservação ambiental, que possui um bioma de Brejo de Altitude,  que influencia o clima e a vegetação da região, preservando uma biodiversidade diferenciada no Agreste.

O Sr. João da Mata, guia da reserva, apresentou por meio de slide as plantas e animais nativos para as crianças e jovens do AEPETI e, em seguida, os alunos receberam instruções de comportamento objetivando respeitar as normas da reserva. O Sr. João Mota fez várias explicações sobre a vegetação do local para os visitantes cupirenses.

 A aula-passeio proporcionou às crianças e aos adolescentes o contato direto com a natureza, especificamente com a vegetação e com o relevo próprio do local. Também foi possível a realização de uma trilha pela mata, passando por espécies nativas de plantas e de animais característicos de ambientes naturais, como aves e répteis, assim como, também, de ruínas e nascentes de água.

Esteve presente a equipe do AEPETI: Coordenadora Crimere Alves e a Técnica Lucimária Oliveira. O SCFV e a Casa da Juventude foram representados pelo Coordenador Cícero Ademilton, Recreadora Alexandra, Oficineira Letícia Borges e o Gerente da Proteção Especial, Fábio Rocha.