Prefeito José Maria se reúne com Ministro da Educação em razão do decreto de estado de emergência

Na última sexta-feira, 09 de junho, o prefeito José Maria Leite de Macedo, acompanhado do secretário municipal, Alvani Feitoza (Administração), foram até a cidade de Palmares para um encontro com o Ministro da Educação, Mendonça Filho e todos os prefeitos cujas cidades foram decretadas Situação de Emergência em razão das fortes chuvas.

O Ministério da Educação (MEC), está disponibilizando R$ 30 milhões para socorrer de forma emergencial as escolas atingidas. A liberação depende da apresentação, por parte das prefeituras, dos projetos de recuperação das unidades de ensino. Técnicos do FNDE estão à disposição dos prefeitos para ajudarem na elaboração desses projetos.

O encontro ocorreu na Escola Municipal Telma Maria Leandro, em Palmares, na Zona da Mata Sul, uma das cidades mais afetadas pelas fortes chuvas no Estado. Levantamento da Secretaria Estadual de Educação mostra que 223 colégios tiveram problemas provocados pelo temporal, sendo 41 estaduais e 182 municipais. Em Cupira 15 escolas foram atingidas e danificadas pelas fortes chuvas.

O Ministro garantiu que não haverá demora no repasse do dinheiro: “Tudo vai depender dos projetos técnicos enviados pelas prefeituras ao FNDE. Nossa prioridade é restabelecer a normalidade nas escolas da Mata Sul e Agreste, o mais rápido possível. A disponibilidade da verba existe.” – destacou Mendonça Filho.

A observação feita pelo Ministro, em relação à rapidez na liberação dos R$ 30 milhões, se deve às reclamações feitas pelos prefeitos que até o momento não receberam um centavo sequer do dinheiro prometido pelo governo do Estado e Federal. Estão custeando as obras de recuperação com recursos próprios, tirando de onde não têm!