SMDS realiza campanha contra o abuso e à exploração sexual

Abuso sexual: se não tem alguém falando, pode ter alguém fazendo” Disque 100!

Coordenadora do CREAS discursa no semáforo (Foto: Adriano Amaro – Ascom/PMC

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, realiza, em Cupira, a Campanha Contra o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A campanha tem o objetivo de conscientizar à população cupirense e incentivá-la para denunciar possíveis exploradores sexuais de menores. As denúncias podem ser realizadas através do disque 100, postos de delegacias convencionais e na sede do próprio CREAS, situada na Avenida Presidente Vargas, Nº 31, Centro, fone: (81) 9 9246-6870.

Distribuição de panfletos no semáforo (Foto: Adriano Amaro – Ascom/PMC)

“Essa campanha tem uma gigantesca importância. Em nosso município há um número preocupante de casos suspeitos de abuso sexual infantil. Sentimos que, com essa campanha nas escolas e praça pública, as denúncias possam aumentar e os casos solucionados. Nossas crianças merecem total atenção e principalmente da sociedade cupirense como um todo. E juntos nessa causa podemos  garantir dias melhores para nossos pequenos”. Destaca a secretaria de desenvolvimento social, Maria Iolanda.

As ações de conscientização estão acontecendo entre os dias 15 e 26 de maio de 2017, nas escolas públicas, privadas, semáforo, feira livre, praça pública e nas principais ruas da cidade. Palestras, distribuições de panfletos, mídia na web e veículos de comunicação convencionais estão sendo utilizados para intensificar à participação da população e aumentar as denúncias de casos suspeitos no município.

Em 18 de maio, dia “D” da campanha, uma grande tenda itinerante foi montada na praça pública Melo Bastos, no centro da cidade, para as equipes engajadas no evento tirar dúvidas dos populares sobre o assunto. Nessa mesma data a panfletagem também fez parte da programação.

Para a coordenadora do CREAS, Elezandra Lourenço, o apoio do Prefeito José Maria e a participação dos assistentes sociais estão sendo fundamentais no planejamento, desenvolvimento e execução das ações na campanha. “O chefe do executivo em todos os momentos está nos apoiando, sempre que estamos precisando ele está lá para nos ouvir e ajudar no que for preciso. Já os assistentes sociais não estão hesitando em colaborar. Esses realmente amam o que fazem e assim tudo está dando certo”. Diz Elezandra.

Assistente social Palestra em escola pública (Foto: Adriano Amaro – Ascom/PMC)

Além do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, demais programas sociais da secretaria municipal de desenvolvimento social e o apoio da secretaria municipal de saúde estão participando ativamente da campanha. São eles:

Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – AEPETI;

Centro de Referência de Assistência Social – CRAS I e II;

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Criança e do Adolescente – SCFV;

Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF e Conselho Tutelar.