Seplande incentiva o empreendedorismo em comunidades rurais

A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico estimula a independência financeira e o empreendedorismo das comunidades rurais. A primeira visita aconteceu no sítio Chã das Panelas, ontem, 20 de abril, às 14h.

A Secretária da Seplande Andréa Araújo e a consultora Verônica Ribeira da empresa de gestão e desenvolvimento, Comnecta, estiveram na comunidade para fazer estudo de campo. O objetivo é incentivar mulheres para o empreendedorismo e se tornarem independentes, financeiramente.

A proposta de criar uma empresa de artesanato foi lançada para a produção e comercialização de produtos oriundos do “Fuxico”. Ainda de acordo com a proposta, as mulheres desenvolverão os produtos, costuras e embalagens dos respectivos itens confeccionados. O próximo encontro está marcado para o dia 11 de abril. Será um dia de diálogos com atividades, iniciando a proposta lançada.

Além do empreendedorismo, a Seplande orientou as mulheres para aquecer e estimular a economia da própria comunidade. Em Chã das Panelas, há mulheres e donas de casa com várias técnicas e conhecimentos comerciais, seja como cabeleira, manicure e pedicure, estilo e moda, culinária, corte e costura. Quando precisavam desses serviços à comunidade procuram essas atividades na zona urbana. De acordo com Andréa Araújo, se essa população utilizar os serviços locais, todos saem ganhando, os que comercializam, consomem e Chã das Panelas como um todo. O dinheiro que lá chega, lá mesmo beneficia os moradores, aquecendo a econômica da comunidade.