Governo Municipal disponibiliza transporte gratuito para universitários

Alunos universitários e de cursos técnicos, cupirenses, que estudam em cidades do agreste pernambucano têm a garantia do transporte escolar gratuito. Até fevereiro deste ano já são mais de 530 beneficiados. Os alunos destinam-se para Caruaru, Palmares e Garanhuns. Para “a princesinha do agreste”, nos turnos da manhã, tarde e noite, são 485 discentes transportados de segunda à sexta. Para a “capital da mata sul” como Palmares é conhecida, são 27 alunos. Já a “Suíça pernambucana” recebe de segunda à sexta 15 universitários beneficiados com o transporte escolar gratuito de Cupira.

Os interessados em utilizar o transporte escolar devem procurar a Secretaria Municipal de Educação e fazer a carteira de estudante. Na ata da inscrição os alunos precisam apresentar cópias do RG, comprovante de residência, comprovante de matrícula na instituição do semestre corrente e título de eleitor. A Secretaria Municipal de Educação fica localizada na Avenida Presidente Vargas, Nº 110, Bairro São João. O atendimento é de segunda à sexta, das 7h às 13h.

Esse programa é mantido por meio de recursos financeiros do Fundo Municipal, através de recursos próprios. A administração do serviço disponibilizado aos estudantes é realizada pela Secretaria Municipal de Educação. Para o Prefeito José Maria Leite de Macedo, a gestão municipal tem prazer em contribuir para o desenvolvimento social e a realização do sonho de centenas de cupirenses.

“Se há um setor que se deve investir maciçamente é na educação. É através desse campo que podemos esperar uma sociedade cada vez melhor. A maioria desses estudantes não têm condições de manter os estudos e arcar com as despesas do transporte escolar. Dessa forma o governo municipal entra com sua participação. Acreditamos na potencialidade de cada munícipe. A educação é transformadora”. Destaca o gestor.

Para Robson Almeida, estudante do 6º período de engenharia, da Faculdade Maurício de Nassau, unidade Caruaru, a gestão está de parabéns em reformular as condições do transporte universitário. “Não há superlotação, dessa forma todos os alunos vão sentados, o qual nos proporciona mais conforto”. Finaliza.

O programa do transporte escolar, gratuito, para os alunos universitários, foi reformulado com melhorias e gratuidade na gestão do ex-prefeito Sandoval José de Luna, em 2009. Além desse serviço para os universitários,  os alunos do ensino fundamental são contemplados com o programa “ Caminho da Escola”, que visa contribuir, em parceria com o governo federal e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência dos alunos na escola, na educação básica da zona urbana e rural.