Festa da consciência negra na comunidade Quilombola de Sambaquim

Os moradores daquele quilombo vivenciaram este sábado de muita festa e confraternização referente ao “dia da consciência negra”. Dia tão importante para nossa sociedade brasileira e, especialmente, para a cultura afrodescendente, do nosso município.

Comemorar então, essa data, é uma forma de manter viva em nossa memória as lutas do povo negro e a figura de Zumbi de Palmares, herói do povo no Brasil. Enfatizando as riquezas afrodescendentes constituintes da identidade desse país, através da dança, música, culinária, religião, costumes e tradições. Assim como a inserção do negro no mercado de trabalho e nas lideranças sociais.

A comunidade de Sambaquim, após a missa de ação de graça, que aconteceu hoje pela manhã na Associação Comunitária Remanescente Quilombola – ACORQ, depuseram com amor e firmeza o orgulho de ser negro e ser membro de uma comunidade quilombola. A missa aconteceu às 8h30min, contou com a presença da secretária de desenvolvimento social, Ednalva Luna e o vereador Ednaldo José da Silva.

Depois do almoço servido à comunidade e convidados, na escola municipal, a Associação de Teatro de Olinda – ATO; Grupo Cultural do Alto José do Pinho, do Recife; Arteiros de Olinda trouxeram temas voltados a cultura afro-brasileira, a história da chegada dos escravos no Brasil com seus sofrimentos e aprendizados, valorização dos traços negros e a miscigenação.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUPIRA

“O importante é cuidar das pessoas”