No Dia do Gari, uma homenagem aos profissionais da limpeza.

A prefeitura de Cupira parabeniza a todos os Garis cupirenses pelo seu dia! Eles são responsáveis pela coleta do lixo das residências, indústrias, edifícios e também pela limpeza e a conservação das vias públicas. Os garis realizam um trabalho essencial não só para garantir o bem estar da população cupirense, mas, sobretudo a saúde de todos os moradores. Profissionais tão imprescindíveis no dia a dia das cidades brasileiras que a Câmara dos Deputados, por meio do Projeto de Lei 1347/2011, instituiu 16 de maio o Dia Nacional do Gari.

Faça sol ou chuva, diariamente eles estão nas ruas recolhendo o lixo que nós produzimos. E enfrentando algumas dificuldades. Por isto, neste Dia do Gari, o convite é para pequenas mudanças de atitudes em nossas casas.

Embalar materiais cortantes – exemplo de copos de vidros quebrados – em jornais ou papelões previne acidentes e não amarrar sacos de lixo nos portões ou grades facilita o recolhimento. É fundamental que cada um faça a sua parte, ajudando a aumentar a eficiência do trabalho dos garis e deixar nossa Cupira cada dia mais limpa e bonita!

Curiosidade

De acordo com o projeto de lei da Câmara dos Deputados, a denominação profissional GARI é uma homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que em 1876 assinou contrato com o Ministério dos Negócios do Império para executar os serviços de limpeza da cidade do Rio de Janeiro. Ele costumava reunir seus funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos, o que era muito comum na época.

Os cariocas se acostumaram com esse trabalho e sempre mandavam chamar a “turma do Gari” para executá-lo. Aos poucos o nome se generalizou pelo Brasil. Assim foi instituído em 1962, através da Lei Estadual 212, sancionada pelo então Governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda, o Dia do Gari, cuja primeira comemoração foi em 16 de maio de 1963.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUPIRA

“O importante é Cuidar das Pessoas”

2 thoughts on “No Dia do Gari, uma homenagem aos profissionais da limpeza.