Com 78% de alfabetização, Cupira fica em 1º lugar entre as escolas municipais do Agreste Centro Norte de PE

O município também fica em 4º no ranking estadual entre as cidades com mais de 20 mil habitantes; já à nível nacional, Cupira fica entre os 22,6% com os melhores índices de alfabetização

A cidade de Cupira, no Agreste de Pernambuco, se destaca em mais uma avaliação dos órgãos educacionais. Dessa vez, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP divulga os resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização, realizada através do Sistema de Avaliação da Educação de Pernambuco – SAEPE e Cupira alcança o percentual de 78% de estudantes alfabetizados. A partir dos resultados, o município lidera a região do Agreste Centro Norte.

Já entre as cidades com mais de 20 mil habitantes, Cupira se destaca em 4º lugar no estado e fica em 15º na colocação geral de Pernambuco. Através dos investimentos da Prefeitura e Secretaria de Educação, nacionalmente, Cupira fica entre os 22,6% com os melhores índices de alfabetização no Brasil. Os dados divulgados pelo INEP na última terça-feira, 28 de maio de 2024, são referentes a 2023.

A iniciativa do Indicador Criança Alfabetizada busca, em regime de colaboração entre a união, os estados, o Distrito Federal e os municípios, garantir a alfabetização de todas as crianças do Brasil até o final do 2º ano do ensino fundamental. Além disso, a iniciativa visa recuperar as aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental, afetadas pela pandemia. Até 2030, Cupira traça ações efetivas para alcançar a meta de 80%, estipulada Pelo INEP.