Cupira cumpre requisitos do MEC e vai receber mais de um milhão de reais para investir na educação

O município de Cupira inicia ano novo com mais uma conquista na área da educação. A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, cumpriu todos os requisitos exigidos pelo MEC, referente à complementação pelo Valor Aluno Ano por Resultados – VAAR e vai receber o investimento de um pouco mais de R$ 1.000.000,00 (um Milhão de Reais).

O Valor Aluno Ano Resultado – VAAR é um dos indicadores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb, que objetiva distribuir recursos para toda a educação básica no país, com o intuito de melhorar a qualidade do ensino, valorizar os profissionais da educação e atuar na redução de desigualdades.

A cidade de Cupira mais uma vez à frente de vários municípios Pernambucanos. No VAAR, a cidade cumpriu todas as cinco condicionalidades exigidas pelo Ministério da Educação- MEC, que são elas:

I – provimento do cargo ou função de gestor escolar de acordo com critérios técnicos de mérito e desempenho ou a partir de escolha realizada com a participação da comunidade escolar dentre candidatos aprovados previamente em avaliação de mérito e desempenho;

II – Participação de pelo menos 80% (oitenta por cento) dos estudantes de cada ano escolar periodicamente avaliado em cada rede de ensino por meio dos exames nacionais do sistema nacional de avaliação da educação básica;

III – redução das desigualdades educacionais socioeconômicas e raciais medidas nos exames nacionais do sistema nacional de avaliação da educação básica, respeitadas as especificidades da educação escolar indígena e suas realidades;

IV – Vinte e cinco por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre operações relativas à circulação de mercadoria.

V – é sobre referenciais curriculares alinhados à Base Nacional Comum Curricular, aprovados nos termos do respectivo sistema de ensino.