Cupira conquista uma medalha de ouro e três pratas e representa o melhor resultado do Nordeste na 47ª Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro

O município de Cupira, no Agreste Central, tem quatro alunos medalhistas na 47ª Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro. A medalha de ouro foi conquistada por João Guilherme da Silva Ferreira, do 7º ano da Escola Municipal Pedro Alves de Souza.

Já as três medalhas de pratas foram conquistas pelos alunos Anthony Soares Martins, do 6º ano da Escola Silvestre Luiz da Paixão; Manoel João da Silva, do 8º ano da Escola Hilda Vieira Calado; e José Edson da Silva, do 9° ano da Escola Municipal José Tenciano da Silva. O resultado oficial foi divulgado na quinta-feira, 26 de outubro.

Para comemorar e recepcionar os alunos, o município prepara uma carretada pelas principais ruas e avenidas da cidade, com concentração em frente à Escola Pedro Alves de Souza, às 9h. O evento é realizado anualmente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, em parceria com a Agência Espacial Brasileira – AEB e com alunos de todos os anos do Ensino Fundamental e Médio, de todo o território nacional.

A jornada fomenta o interesse dos jovens pela astronáutica, física, astronomia e foguetes. A MOBFOG também promove a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais, escolas e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

No total, 5 mil escolas do país participaram da Olimpíada, entre elas escolas particulares, escolas de aplicação, escolas militares, escolas municipais e estaduais. Em Pernambuco, a maior parte das escolas selecionadas são particulares, militares e de aplicação.

A Prefeitura de Cupira e a Secretaria Municipal de Educação, na oportunidade, parabenizam os alunos e expressam gratidão aos professores, gestores e aos demais alunos que se inscreveram e colaboraram no processo na 47ª Jornada de Foguetes.