Cupira tem maior redução de crimes violentos entre municípios que compõem o 4º Batalhão da PMPE

Os investimentos dos últimos seis anos na cidade vêm reduzindo crimes e devolvendo a paz aos cupirenses; dados de 2022, destacam queda de 56% dos CVLIs e 18% dos CVPs

O município de Cupira, no Agreste Central de Pernambuco, tem reduzido, nos últimos seis anos, os índices de criminalidade após várias iniciativas da Prefeitura Municipal com ações estratégicas, projetos e investimentos. Segundo dados oficiais e consolidados da Secretaria de Defesa Social – SDS, Cupira alcança maior redução de Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI, em 2022. Uma redução de 56% comparado com dados de 2021.

Logo, com a redução da violência, a Capital do Festival da Confecção fica à frente das demais onze cidades que integram o 4º batalhão da Polícia Militar de Pernambuco.

Essa conquista é resultado de um trabalho integrado e preciso realizado pela cidade com inteligência, articulação e investimentos nas autarquias de segurança, além de parcerias de órgãos municipais. Destacam-se entre vários projetos, a construção da sede própria da Delegacia de Polícia Civil e a criação do Núcleo de Segurança Municipal, integrando as Polícias Civil e Militar e a Guarda Municipal de Cupira- GCM.

A autarquia municipal, por exemplo, além do aumento do efetivo de agentes por meio de concurso público, conta com três viaturas para auxiliar as demais instituições policiais. O município também desenvolveu programas municipais como as patrulhas urbana, rural, escolar e o comércio seguro. Sítios e distritos recebem rondas diariamente de forma repressiva e ostensiva.

Já os números de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) de 2022 teve redução significativa. De janeiro a novembro de 2022, Cupira contabilizou 106 casos, contra 121 em 2021, uma redução de 18%. Até a data de publicação desta matéria a SDS ainda não havia divulgado os dados de dezembro de 2022.

Abaixo, confira os números da redução da violência CVLI e CVP nos últimos seis anos, em Cupira

Dados oficiais da SDS também confirmam que os números de Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI (homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e roubo seguido de morte), em Cupira, caem a cada ano: 2017 – 41; 2018 -25; 2019 – 22; 2020, 18 e 2021 – 18; 2022 – 8.

Os números de Crimes Violentos contra o patrimônio – CVP (furto, furto de coisa comum, roubo, extorsão, extorsão mediante sequestro e extorsão indireta) vêm caindo: 2017 – 411; 2018 – 367; 2019 – 240; 2020 – 204; 2021 – 121 e 2022 – 106.

Outras iniciativas que contribuem para a redução dos índices de violência é a implantação do sistema de monitoramento por câmeras de alta qualidade, nas vias públicas e nas escolas, bem como, a criação do Departamento de Trânsito e Transporte de Cupira – DETTRAC.

A cidade também é integrante do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Defesa Social de Pernambuco – CONSEG/PE, instituição com o objetivo de promover, junto aos consorciados, a ordem pública e a segurança cidadã, estabelecendo políticas democráticas de prevenção ao crime e a violência, com transparência, participação social, subordinação à lei e o respeito aos direitos humanos.