Cupira é reconhecida com selo Cidade Pacífica do Ministério Público do Estado

De segunda cidade mais violenta do estado em 2017 à conquista do status de cidade pacífica em 2023

O trabalho através dos programas, ações e investimentos aplicados nos últimos seis anos de atenção à redução da criminalidade e à preservação da cidadania dos cupirenses, têm concretizado várias conquistas para o município.

Além da redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI e dos Crimes Violentos contra o patrimônio – CVP, Cupira cumpre os 15 eixos do Programa Cidade Pacífica e garante o “Selo Cidade Pacífica”, um reconhecimento do Ministério Público de Pernambuco – MPPE, concedido à Prefeitura, pelas excelentes práticas referentes à segurança na cidade.

Selo Cidade Pacífica atesta os vários investimentos na segurança pública (Foto: Adriano Amaro – Ascom/PMC)

A cerimônia de entrega do título aconteceu nesta terça-feira, 10 de janeiro de 2023, no Gabinete do Procurador de Justiça de Pernambuco, no Recife. Várias autoridades de Cupira e do MP marcaram presença na solenidade, entre elas o Prefeito de Cupira, José Maria Leite de Macedo; staff do município; o Procurador Geral do Estado, Dr. Marcos carvalho; O Promotor de Justiça, Dr. Sávio.

O Prefeito de Cupira, José Maria Leite de Macedo, destacou que a conquista do selo é um reconhecimento do MPPE, instituição jurisdicional do Estado, que valida o grande e integrado trabalho planejado e executivo por uma equipe multiprofissional nos últimos seis anos.

“A violência em Cupira estava incontrolável e prejudicava alarmantemente o convívio social da população. Em 2017, por exemplo, 41 homicídios foram registrados, se somando aos 411 furtos/roubos. Infelizmente, os números elevaram Cupira a segunda cidade mais violenta de PE, perdendo apenas para São José da Coroa Grande, proporcionalmente ao número de habitantes. Entretanto, somando inteligência, estratégias e investimentos com parceiros, reduzimos esses índices com apoio de várias forças como a PM, Civil, Guarda Municipal e o Conseg/PE”. Relembra o Gestor.

Ele acrescenta que, dados oficiais da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco – SDS, comparando números de 2017 e 2022, destacam e confirmam uma redução de 80,49% dos CVLI e 72,25% de CVP. Um resultado fruto de vários trabalhos e investimentos aplicados em todas as frentes de segurança pública de Cupira, devolvendo a paz e o bem-estar da população e dos comerciantes locais, bem como dos visitantes e turistas. Agora, a cidade tem o Status de Cidade Pacífica.

Cupira conquista certificação de compromisso com a segurança pública (Foto: Adriano Amaro – Ascom/PMC)

Cupira cumpre os eixos do projeto “Cidade Pacífica” do Ministério Público de Pernambuco, que tem como meta o planejamento estratégico, visando a propagação de planejamentos de segurança pública pelos municípios. A iniciativa vista, também, fomentar as ações dos gestores municipais no planejamento da prevenção de ocorrência da criminalidade especialmente quanto àquelas infrações conceituadas como crimes de proximidade, junto às instituições governamentais e não governamentais.

Os 15 eixos do projeto: 1º Guarda Municipal Pacífica, 2º Segurança nos estabelecimentos comerciais, 3º mesa municipal de segurança; 4º Iluminação pacificadora, 5º Pacificando bares e similares, 6º Proteção integrada/pacificando escolas, 7º Pacificação das comunidades, 8º cuidando dos egressos, 9º esporte / cultura / lazer pacificador, 10º Tecnologia e mobilidade urbana,11º Pacificando os estabelecimentos bancários, 12º empresas solidárias, 13º transporte pacificador, 14º inovação/ consórcio, 15º juntos pela segurança na saúde.