FCC impulsiona Cupira como maior produtora de enxovais de bebê do Norte\Nordeste  

O evento acontece no segundo semestre de cada ano e reúne mais de 80 stands de confeccionistas, além de produtores e fornecedores da área têxtil 

A cidade de Cupira, no Agreste Central de Pernambuco, realizou pelo 4ª ano consecutivo o Festival de Confecção de Cupira – FCC, um evento que promove o encontro entre a indústria e o comércio do setor de confecção com clientes varejistas e atacadistas, além dos expositores parceiros e patrocinadores. O evento nesta 4ª edição, em 2022, aconteceu de 22 a 25 de setembro, no centro da cidade.  

A área do evento foi ampliada. Em 2021, cerca de 60 stands, em 2022, mais de 80 stands de confeccionistas, exposição de máquinas de costuras e suprimentos, serviços e mais de 30 stands na praça de alimentação com variável cardápio da gastronomia local. Mais de 15 mil pessoas visitaram o FCC presencialmente, movimentando mais de $ 7 milhões de reais na economia e impulsionando os negócios durante todo o ano. 

 

Shows e diversão marcaram os quatros dias do evento 

 

O FCC como em todos os anos promoveu entretenimento para o público. Nesta edição houveram vários shows artísticos. Na abertura do dia 22, apresentação de Serginho Gomes e Wallas Arrais. Em 23 de setembro, show de Cleoman Fernandes. No dia 24, apresentações de DJ Iury e Benil. No encerramento do evento, em 25 de setembro, shows de Sivônio Vieira e Fernandes.  

O reality show ao ar livre é uma das principais cerejas do FCC. Este ano, vários participantes do município e de cidades circunvizinhas participaram, cumprindo provas classificatórias, de conhecimento e de resistência, durante os quatro dias do Festival da Confecção. Ellaydson Silva conquistou o 1ª lugar. O reality distribuiu mais de 15 mil reais em premiações, entre dinheiro e brindes de parceiros. 

A programação também contou com a tradicional Corrida da Tesoura, modalidade onde costureiros, costureiras e demais profissionais da confecção se reúnem para praticar caminhada e corrida em benefício do bem-estar, pelas principais ruas da cidade, comemorando o dia municipal do costureiro. Já o show de talentos e o de calouros, onde artistas e habilidosos locais e regionais se apresentam no palco principal do FCC, movimentou toda arena do evento e revelou grandes personalidades antes anônimas. O Festival teve uma vasta programação e levou para a passarela grandes marcas locais onde confirmaram a qualidade das peças produzidas, bem como a variedade dos produtos e serviços disponíveis para o mercado têxtil. 

 

 Ministério do Turismo apoia o FCC e autoridades da união marcam presença na 4ª edição evento

 

O Festival da Confecção de Cupira vem se consolidando a cada ano. Um projeto que nasceu em 2019 entre Prefeitura e o comércio local vem conquistando projeções além do Norte e Nordeste, mas sim, com visibilidade e importância em todo território nacional. Nesta edição, o FCC contou com total apoio do Ministério do Turismo. Carlos Brito, Ministro da pasta, bem como o Presidente da Embratur, Silvio Nascimento, marcaram presença no 4º Festival da Confecção de Cupira.  

As autoridades da União participaram da solenidade de abertura, em 22 de setembro de 2022, na arena do evento em praça pública. Encantados com o festival, Brito e Silvio destacaram a importância do FCC para a economia local e o impulsionamento do turismo de negócios em toda região, um importante seguimento que valoriza ainda mais Cupira e destaca a cidade em patamares nacionais. O Ex-Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, marcou presença e ao lado dos demais visitaram todos os stands do evento.