Cupira participa de programas de incentivos fiscais e facilita instalações de novas empresas no município

Três empresas têm negociações avançadas para abrirem filiais em Cupira: uma de iluminação LED, outra de energia solar e a terceira atua na indústria de queijos

A Prefeitura Municipal de Cupira, por meio da Secretaria Municipal de Administração, na pessoa do Secretário da Pasta, Andrê Macedo, se reuniu na Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – (AD Diper), com o objetivo de o município participar de programas de incentivos fiscais do Governo do Estado de Pernambuco. A reunião aconteceu nesta segunda-feira, 08 de março de 2021, na sede da Secretaria da Fazenda de PE.

Cupira participa de reunião na SEFAZ para integrar programas de incentivos fiscais (foto: arquivo pessoal)

Cupira passa a integrar dois programas. Primeiro, o de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco – PRODEPE, que compreende um conjunto de incentivos fiscais aplicados para setores diferentes, como indústria, centro de distribuição e importadoras atacadistas. Empresas instaladas no município de Cupira, agreste do estado, recebem incentivos de até 90%, com a apresentação de projetos e eles aprovados pelo Governo estadual.

O segundo programa que o município participa é o de Estimulo à Indústria do Estado de Pernambuco – (PROIND), destinado à concessão de créditos presumidos de ICMS que, empresas instaladas em Cupira, região Agreste, também recebem 90% do incentivo. Neste novo programa não tem a necessidade de apresentar projetos ou pertencer a um determinado setor industrial, como acontece no PRODEPE.

“Esses benefícios visam isentar, reduzir ou compensar cargas tributárias para empresas que planejam instalar-se em Cupira. Com a inclusão do nosso município nesses programas, estimulamos o crescimento econômico e facilitamos a instalação de várias empresas no parque industrial da nossa cidade”. Enfatiza o Secretário de Administração, André Macedo.

Três empresas encontram-se em etapas avanças de negociações para abrir filiais em Cupira. Primeira, a “Orion do Brasil”, especializada em iluminação LED. A sede da empresa fica em Pinhais, no Paraná.  Segunda, a GOVERDE, empresa que atua no seguimento de geração de energia fotovoltaica “energia solar, limpa e renovável”. Já a terceira empresa, Provance Pampulha, atua na indústria de queijos.

A reunião contou com a presença do Deputado Estadual, Henrique Queiroz Filho; do Diretor de Atração de Investimentos, André Freitas; do Diretor de Incentivos Fiscais, Bruno Lira; da Gerente de Incentivos Fiscais, Carmem Licia Bosshard.