Consorcio de segurança de PE apresenta projeto “cidade pacífica” há vários municípios do estado

O Prefeito de Cupira e Presidente do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Defesa Social de Pernambuco – CONSEG/PE, José Maria Leite de Macedo, em parceria com o Ministério Público de Pernambuco, reúne vários municípios do estado, consorciados e não consorciados, para apresentar o projeto “Cidade Pacífica”.

A reunião em videoconferência apresentou a importância do “cidade pacífica” e principalmente detalhou os 15 eixos do projeto. Pela primeira vez um grupo de cidades consorciadas poderão adotar ações conjuntas, criando mais uma força para o enfrentamento à violência urbana e rural. Isso irá facilitar o compartilhamento das medidas, estimulando uma participação mais efetiva dos municípios na resolução dos problemas que lhes são comuns.

“Apresentamos o CONSEG ao Ministério Público e a instituição entendeu a importância do consórcio como parceiro fundamental para difundir o Projeto “Cidade Pacífica” e fortalecer ainda mais a segurança dos municípios, com ideias inovadores e integradas com a PM, Civil, Guardas Municipais, demais órgãos e autarquias parceiros”. Ressalta o Prefeito de Cupira e Presidente do CONSEG/PE, José Maria Leite de Macedo.

O projeto tem como meta o planejamento estratégico, visando a propagação de planejamentos de segurança pública pelos municípios. A iniciativa visa também fomentar as ações dos gestores municipais na prevenção de ocorrência da criminalidade especialmente quanto àquelas infrações conceituadas como crimes de proximidade, junto às instituições governamentais e não governamentais.

Os 15 eixos do projeto: 1º Guarda Municipal Pacífica, 2º Segurança nos estabelecimentos comerciais, 3º mesa municipal de segurança; 4º Iluminação pacificadora, 5º Pacificando bares e similares, 6º Proteção integrada/pacificando escolas, 7º Pacificação das comunidades, 8º cuidando dos egressos, 9º esporte / cultura / lazer pacificador, 10º Tecnologia e mobilidade urbana,11º Pacificando os estabelecimentos bancários, 12º empresas solidárias, 13º transporte pacificador, 14º inovação/ consórcio, 15º juntos pela segurança na saúde.

Várias autoridades participaram da reunião nesta sexta-feira, 05 de março de 2021, dentre elas: O Prefeito de Cupira e Presidente do Conseg/PE, José Maria Leite de Macedo; o Vice-Prefeito de Cupira, Eduardo Lira (Duda Gobets); o Secretário Municipal de Infraestrutura de Cupira, João Eudes; o Comandante da PM em Cupira, Sargento Alves; o Secretário Executivo de Gestão do CONSEG, Sílvio Barbosa; o Secretário Executivo de Defesa Social do CONSEG, André Macedo; o Secretário Executivo de Segurança Pública do CONSEG, Cel. Galindo; a Coordenadora do Centro de Estudos em Segurança Pública e Defesa Social do CONSEG, Profª Lytiene Rodrigues; o Procurador Coordenador do Cidade Pacífica, Dr. Luiz Sávio e o Procurador do MP, Dr. Paulo Rodrigues.