AEPETI realiza ação contra o trabalho infantil em Chã das Panelas

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social por meio das Ações Estratégicas de Erradicação do Trabalho Infantil – AEPETI realizou palestras contra o trabalho infantil na Zona Rural, objetivando orientar os pais e responsáveis de crianças e adolescentes sobre os riscos e consequências do trabalho precoce. O AEPETI realizou a ação na Escola M. Brás de Miranda, comunidade Rural de Chã das Panelas, na última terça-feira, 28 de maio de 2019.

Secretaria M. de Agricultura falou sobre os danos que materiais cortantes causando no trabalho infantil (Foto: arquivo pessoal)

Com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura o público-alvo das palestras também recebeu esclarecimentos sobre os ricos que as crianças recebem ao manusear instrumentos cortantes e agrotóxicos, assim como os danos que esses materiais podem causar a saúde das crianças no decorrer do trabalho. A agricultura familiar foi apresentada e debatida como uma das fontes de renda para a população de Chã das Panelas.

O evento disponibilizou cadastro para o programa Bolsa Família e emissão da Carteira do Idoso. As crianças da comunidade tiveram momentos de lazer, recreação, apresentações culturais de Hip-Hop e Kung Fu, realizadas pelos alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.

As Ações Estratégicas de Erradicação do Trabalho Infantil – AEPETI ressalta que essa ação está fundamentada nos eixos do AEPETI, e de acordo com a Lei 8.069/90 Art. 4º: É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Confira mais fotos, em:https://bit.ly/2YS9Q9Y