Vacine seu rebanho conta a febre aftosa

A Secretaria Municipal de Agricultura informa aos proprietários de bovinos e bubalinos que a segunda etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa iniciou em 1º de novembro e vai até o dia 30 do mesmo mês. Os proprietários devem adquirir à vacina nos estabelecimentos cadastrados na Adagro e, em seguida, cadastrar a nota fiscal da compra na Secretaria Municipal de Agricultura. Lembre-se que a vacinação contra a febre aftosa é obrigatória. Não deixe de vacinar seu rebanho!

“Essa campanha da vacinação contra a febre aftosa é extremamente importante. Com ela os proprietários mantêm seus rebanhos saudáveis e não tem perda econômica por causa da doença viral. Quando o animal ainda é jovem os cuidados devem ser dobrados. Há muita probabilidade maior dos filhotes terem problemas cardíacos. Nossa equipe está disponível para esclarecer eventuais dúvidas. ” Destaca o secretário municipal de agricultura, Emerson Cal.ado

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento, A febre aftosa é uma enfermidade que ataca bovinos, bubalinos, caprinos e ovinos; tem causa virótica e é altamente contagiosa, por isso tem fácil propagação. Sua transmissão pode ocorrer por meio da ingestão de água, alimentos no cocho e pastos que estejam contaminados pela saliva de animais doentes. A doença conta ainda com o agravante do vírus que a transmite ser altamente resistente, podendo sobreviver durante meses em carcaças congeladas.