5ª Conferência Municipal de Saúde é realizada nesta quinta-feira

A Secretaria Municipal de Saúde realizou a 5ª Conferência Municipal de Saúde, e este ano, a pasta administrativa trabalhou a conferência com o tema “Saúde humanizada e acolhedora”. O encontro com os servidores e principalmente com a sociedade civil foi realizado na manhã desta quinta-feira, 27 de julho, com início às 9h.

O objetivo da Conferência Municipal de Saúde foi justamente ouvir, em um espaço democrático, as necessidades, ideias, sugestões e possíveis projetos da sociedade cupirense, a serem implantados na saúde pública do município. Durante o evento, a graduada em enfermagem pela UFPE, Thaíse Torres de Albuquerque, apresentou e discutiu sobre o tema central da conferência: Saúde humanizada e acolhedora.

“Em nome de todos os servidores da Secretaria Municipal de Saúde, agradeço aos que participaram da Conferência, principalmente a participação da sociedade civil. Estamos felizes com mais uma missão cumprida. Os servidores que compõem a pasta da saúde estão de parabéns, a participação de cada um foi fundamental para que tudo desse certo, e assim foi. Agradecemos também o apoio do Prefeito José Maria Leite de Macedo e do staff administrativo como um todo”. Destaca a Secretária Municipal de Saúde, Lídia Marques.

Dentre várias autoridades do município, o evento contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Lídia Marques; Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, André Macedo; Secretária da Mulher, Andréa Araújo; Secretária de Educação, Geneci Fonseca; Secretária Adjunta da Secretária de Saúde, Ednalva Luna e o Tesoureiro da Secretaria de Saúde, Carlos Fabrício.

Por fim, foram formados quatro grupos de discussões para apresentarem propostas a serem inclusas no plano de saúde municipal: I Direito à saúde, garantia ao acesso e atenção de qualidade; II Participação e controle social, informação, educação e política de comunicação do SUS; III Valorização do trabalho e da educação em saúde financiamento do SUS e relação público – privado; IV Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde.