Vigilância sanitária realizará campanha contra arboviroses

O departamento de vigilância sanitária municipal da secretaria de saúde realizará campanha contra arboviroses. A expedição que será realiza a partir do dia 13 de fevereiro de 2017, nos bairros Novo Horizonte e Nova Esperança, terá o objetivo de promover ações de educação em saúde e medidas de controle que visem o combate ao vetor transmissor.

Para combater os arbovirús é fundamental a participação da população cupirense. “É um papel de toda sociedade contribuir para controlar e eliminar as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela”. Destaca a coordenadora de Vigilância em Saúde Elâne Rafaella.

Serão realizados mutirões no Novo Horizonte e Mutirão, determinadas pelo índice de infestação predial e registro de notificação da vigilância epidemiológica.  Os agentes de endemias, comunitários e sanitários serão divididos em grupos de duas ou três pessoas, por casa. Durante as visitas serão identificados e eliminados possíveis focos de criadouros dos vetores, e repassadas orientações à população de medidas de prevenção contra as arboviroses. Os profissionais que estarão em atendimento nas unidades básicas de saúde orientarão as pessoas durante o atendimento.

Se o mosquito pode matar, ele não pode nascer. Ele agora transmite também chikungunya e zika. Essa é uma luta que o governo sozinho não será vitorioso. Par derrotar esse mosquito, precisamos estar juntos! Limpe sua casa! Elimine os focos do mosquito.

Será entregue material de suporte com atividades educativas para as escolas, no intuito que haja o desenvolvimento visando o combate ao vetor. Cada escola participante entregará algum registro das atividades realizadas, como fotos, vídeos entre outros. As atividades serão divulgadas no site oficial da prefeitura.