Projeto de Formação Continuada Para Educadores da Rede Municipal de Ensino

Educadores no projeto de formação continuada (Foto: Adelino Silva - Ascom/PMC)
Educadores no projeto de formação continuada (Foto: Adelino Silva – Ascom/PMC)

Nos dias 10 e 20 deste mês, aconteceu à formação continuada de educadores da rede Municipal de educação. O projeto seguiu com o seguinte tema “Educação em rede: construindo conhecimentos, desenvolvendo Possibilidades” o mesmo, tem a finalidade de contribuir para a construção do conhecimento e aprendizagem de forma a atingir, um nível satisfatório de qualidade na educação pública. Assim, o contexto social escolar da atualidade tem como objetivo formar cidadãos complexos, diferentemente da abordagem tradicional, na qual, o ser era visto em compartimentos estanques e com capacidade isoladas.

E também, Promover a conscientização do educador sobre as possibilidades de construção do conhecimento no espaço escolar como viés de elevação da qualidade da educação pública no município de Cupira.

Os professores participaram de palestras e oficinas interativas com os seguintes aspectos: Oficinas para os professores de Português do ensino fundamental do terceiro, quarto e quinto ano, e ainda da sexta, sétima e oitava série com contação de histórias “um caminho criativo para a formação de leitores e mentes pensantes”. Educadores de matemática do primeiro ao quinto ano com jogos de matemática. Os docentes do EJA (Educação de Jovens de Adultos) abordaram, o mundo da leitura e escrita na visão do adulto.

Professores das ciências naturais com o tema, educação para a sustentabilidade: é preciso plantar a semente da mudança. Os docentes de história e geografia seguiram a abordagem: história e cultura Afro-Brasileira e indígena e as relações étnico raciais e construindo conhecimentos através de mapas e maquetes; respectivamente.  As oficinas foram ministradas com os seguintes instrutores: Lúcia Hellena, Mônica Xavier, Raysssa Soares, Ana Barbalho, Kátia Cristina, Gustavo Bezerra, Kátia Cristina, Nilton Brasil, Saulo Melo, Benaia Barros e Paula Prígida.

(Fotos: Adelino Silva – Ascom/PMC)