Três escolas de Cupira se destacam no programa “Criança Alfabetizada” e são premiadas pelos resultados de desempenho

Cada escola levou prêmio de R$ 80 mil para ajudar outra unidade de ensino a melhor o índice de alfabetização

Em Cupira, três escolas da rede municipal de ensino se destacaram no Programa Criança Alfabetizada: Hilda Vieira Calado, Pedro Alves de Souza e a João Ayres Pequeno Nogueira. A iniciativa do Governo Estadual e Secretaria de Educação de Pernambuco tem o objetivo de reconhecer o desempenho das unidades de ensino que participam do Programa Criança Alfabetizada.

No total, cinquenta escolas municipais do estado se destacaram com os melhores resultados de alfabetização e a premiação aconteceu nesta terça-feira, 21 de junho de 2022, no auditório da Faculdade Pernambucana de Saúde, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife. No local também está acontecendo o 2º Seminário do Programa Criança Alfabetizada – PCA.

As escolas premiadas tiveram os melhores desempenhos na avaliação no Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco – Saepe de 2021, em relação à alfabetização dos alunos do 2º ano do ensino fundamental. O Saepe é um sistema criado pelo governo em 2000, com o objetivo de aferir o desempenho dos alunos da rede pública do Estado.

As 50 unidades de ensino receberão, cada uma, prêmio de R$ 80 mil. Terão a missão de ajudar as 50 escolas com os piores resultados. Se conseguirem que esses colégios avancem nos indicadores, em um prazo de dois anos, ganharão R$ 20 mil. Os outros R$ 60 mil já serão pagos até julho. A meta do programa é alfabetizar as crianças pernambucanas até os sete anos de idade ou ao final do 2º ano do ensino fundamental.