Cupira tem aluno na fase final do concurso Aspa de Leitura

A iniciativa visa desenvolver atividades que promovam a formação de jovens leitores

O aluno da Escola Municipal João Ayres Pequeno Nogueira, do município de Cupira, Mateus de Araújo, 10 anos, participou da fase regional classificatória, se destacou e conquistou vaga na final do “Concurso Ler Bem – Aspa de Leitura” que acontecerá em 7 de outubro, online, devido os cuidados contra COVID-19.

A Fase semifinal regional aconteceu em 26 de agosto, online e, a fase municipal, foi realizada em 22 de junho de 2021 no Auditório da Escola Municipal Pedro Alves de Souza, cumprindo o distanciamento social e demais medidas contra o coronavírus. A Prefeitura de Cupira na fase municipal premiou Mateus com uma bicicleta e o aluno recebeu um tablet enviado pelo projeto ASPA.

A iniciativa da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores – ASPA tem o objetivo desenvolver atividades que promovam a formação de jovens leitores, integrando escolas públicas municipais, educadores e pais de alunos. É um concurso aberto a todos os alunos do 4º ano do ensino fundamental I, com idade máxima até 10 anos, das escolas públicas municipais, devidamente matriculados no corrente ano letivo.

A avaliação tem os seguintes critérios: espontaneidade, entonação de voz e explicação de pausas necessárias pela pontuação. A solenidade do concurso contou com a presença do Prefeito, José Maria; do Vice-Prefeito, Eduardo Lira; da Secretária M. de Educação, Josefa Santos; e demais autoridades; além de familiares dos alunos.