Cupira decretada estado de calamidade pública em virtude do novo Coronavírus

A Prefeitura Municipal de Cupira, por meio do Sr. Prefeito José Maria Leite de Macedo e do Centro Municipal de Operações Emergências Coronavíris (CMOE – COVID-19), Decreta ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA em todo território municipal, em virtude da emergência de saúde pública de importância Internacional decorrente do COVID-19.

CONFIRA AS MEDIDAS TOMADAS ANTES E DEPOIS DO DECRETO DE CALAMIDADE PÚBLICA PARA CONTER O COVID-19

O Governo Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, seguindo as recomendações do Ministério Público, vai distribuir gratuitamente cestas básicas para as famílias carentes cupirenses. Nessa segunda-feira, 30 de março, o Prefeito, o Staff, o Comitê de Crise do COVID-19, se reunirão para tratar assuntos da aquisição e estabelecer o procedimento da distribuição das cestas básicas para a população. A entrega acontece nesse mês de abril.

O Governo Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, vai distribuir gratuitamente kits de merenda escolar para todos os alunos da rede municipal de ensino. Atualmente o município de Cupira tem cerca de quatro mil estudantes matriculados, entre creches, ensino fundamental I e II. Nessa segunda-feira, 30 de março, o Prefeito, o Staff, o Comitê de Crise do COVID-19, se reunirão para tratar assuntos de como estabelecer o procedimento da distribuição dos kits da merenda escolar para os alunos. A entrega acontece nesse mês de abril.

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, já iniciou o calendário de pagamento dos servidores públicos municipais, que segue entre 28 de março e 01 de abril de 2020. A Gestão Municipal desde janeiro de 2017 paga em dia todos os servidores. Esse é mais um compromisso que a Gestão Municipal tem com os cupirenses.

VEJA AS MEDIDAS TOMADAS ANTES DO DECRETO DE CALAMIDADE PÚBLICA

A Gestão Municipal criou o Centro Municipal de Operações Emergências Coronavírus (CMOE – COVID19), que funciona 24 horas. Por meio das reuniões diárias, passou a tomar medidas necessárias para evitar a proliferação do vírus e orientar o comércio e a população cupirense.

Houve a suspensão das cobranças das taxas de IPTU, das taxas dos bancos das feiras livres, do cemitério público; reforçou e qualificou profissionais de saúde; desenvolveu campanha de orientação de como os empresários locais e a população devem prosseguir contra o COVID-19; anexou panfletos no comércio de como as pessoas devem se higienizar contra o vírus; ofertou palestras para agentes de saúde, de endemias e de vigilância sanitária.

Passou a vacinar os idosos e profissionais da saúde nas próprias residências; o CVT está confeccionando e distribuindo máscaras e aventais para os profissionais da saúde do município; a cidade se tornou polo regional na confecção de EPIs contra o COVID-19 e ajuda outras cidades; a parceria do Governo Municipal com o Ministério Público e o Delegado Jeová Miguel, resultou na conclusão que a Delegacia passa a dar plantão 24h para intensificar a segurança da cidade.

Reiteremos nosso compromisso e seguimos com as medidas preventivas para evitar e conter os avanços da COVID-19, em nosso município!

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUPIRA

“Compromisso de todos por amor à nossa gente”