Vigilância sanitária desenvolve tabuleiro educativo para crianças

O Projeto foi selecionado e será apresentado na III Mostra Pernambuco Aqui tem SUS, em Gravatá-PE

A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Departamento de Vigilância Sanitária desenvolveu o projeto “Tabuleiro Educativo do Fiscal Mirim”, para crianças e jovens das escolas públicas do município. O tabuleiro educativo, intitulado de “Corrida do Fiscal Mirim”, tem o objetivo de orientar, sensibilizar, estimular e conscientizar crianças e jovens sobre o campo de atuação dos vigilantes sanitários municipais, assim como, instrui-los didaticamente a identificar produtos fora da validade ou em condições irregulares de consumo.

Agentes sanitários explicando o uso e a aplicabilidade do tabuleiro para os alunos do SCFV (Foto: Arquivo pessoal)

O Projeto foi selecionado e será apresentado na III Mostra Pernambuco Aqui tem SUS, do XI Congresso de Secretarias Municipais de Pernambuco, que será realizado de 9 a 11 de abril de 2019, no Portal de Gravatá Hotel Fazenda – Gravatá-PE.

Os agentes da vigilância sanitária concluíram que entre 2017 e 2018, período de implantação do projeto, houve um aumento de 18,3% das denúncias sobre possíveis irregularidades de comercialização de produtos no município. Após palestras autoexplicativas sobre o assunto, os tabuleiros foram entregues gratuitamente para os educandos.

A partir desse resultado, os agentes sanitários concluíram que o uso do tabuleiro educativo serve como estratégia educacional em saúde sobre vigilância sanitária na sensibilização de crianças e adolescente nas escolas.

Confira o tabuleiro: https://bit.ly/2UeYQFL