Cupira conquista R$1,8 milhão para investir em segurança e, do Agreste, torna-se a 1ª cidade inteligente após aplicar recursos em tecnologia de ponta

O município de Cupira, através de articulações do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Defesa Social de Pernambuco – CONSEG/PE, conquista do Governo Federal, no Ministério da Justiça e Segurança Pública, recursos na ordem de R$1,8 milhão para investir na segurança pública da cidade.

Os recursos para aparelhamento da segurança de Cupira serão aplicados na aquisição de um amplo e moderno sistema de videomonitoramento. Todos os equipamentos terão inteligência artificial. Na prática, terá leitura precisa e instantânea de placas, reconhecimento facial diurna e noturna, bem como câmeras de última geração.

Cupira é um dos municípios que elabora os projetos de aquisição de recursos e de programas com mais precisão, garantindo uma efetividade nas aprovações dos órgãos competentes. Na primeira etapa deste projeto, com participação efetiva do CONSEG/PE, apenas 30% dos municípios brasileiros foram aprovados.

Nos últimos seis anos, Cupira tem investido em larga escala em segurança pública, pois, construiu nova delegacia e interligou as Polícias Militar, Civil e Guarda Municipal. A cidade promoveu concurso e efetivou novos agentes de segurança, bem como continua firmando parcerias estaduais, federais e consórcios.

Como resultado de uma atenção aos problemas e gestão precisa em segurança pública, Cupira se desfez do posto de segunda cidade mais violenta do estado e conquistou o título de cidade pacífica, do MPPE.