Cupira é destaque em mais uma edição da Olimpíada de Matemática do Agreste e quatro alunos são premiados
Realizada pelo IFPE, a olimpíada tem o objetivo de incentivar e compartilhar o estudo da matemática na Região do Agreste Pernambucano
As escolas municipais de Cupira participaram de mais uma edição da Olimpíada de Matemática do Agreste Pernambucano – OMAPE e conquistaram três medalhas e uma menção honrosa.
A cerimônia de premiação aconteceu ontem, segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023, às 14h, no Instituto Federal de Pernambuco – IFPE, no Campus Garanhuns. A Secretária de Educação, Josefa Santos, e a Adjunta da pasta, Neide Torres, também marcaram presença no evento, na Suíça Pernambucana.
O resultado das provas foi divulgado em 09 de dezembro de 2022. A aluna Iasmim Lopes do 9º da Escola Municipal Abdias João Inácio conquistou medalha de ouro. Já o Pedro Henrique também do 9º ano e da mesma unidade escolar subiu ao pódio e levantou a medalha de bronze.
Mais um bronze foi garantido para o município. Dessa vez, por Kauan Douglas do 6º ano da Escola Municipal Silvestre Luiz da Paixão. No rol das premiações, Tayanara Emily do 8º ano da Escola Municipal Pedro Alves de Souza se destacou e garantiu menção honrosa de participação. Em 2021, Cupira conquistou na mesma olimpíada duas medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze, incluindo também quatro menções honrosas, pelas escolas municipais Intermediária Laje de São José e Silvestre Luiz da Paixão.
A Olimpíada de Matemática do Agreste Pernambucano – OMAPE é uma competição acadêmica para estudantes dos anos finais do ensino fundamental II (6º ao 9º) e todos os anos do ensino médio das escolas públicas e particulares do Agreste Pernambucano. Como objetivo, a OMAPE visa incentivar e compartilhar o estudo da matemática na Região do Agreste Pernambucano. A competição consiste em uma prova, de apenas uma fase, que é aplicada nos seguintes campus do IFPE: Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns e Pesqueira.