Alunos de Cupira têm acesso a serviços fundamentais de saúde sem sair da própria escola

A Secretaria M. de Saúde realiza no município o Programa “Saúde na Escola – PSE”, uma iniciativa cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento dos estudantes da rede pública da educação básica. O PSE tem como meta também o fortalecimento de ações que integram as áreas de saúde e educação no enfrentamento de vulnerabilidades, na ampliação do acesso aos serviços de saúde, na melhoria da qualidade de vida e no apoio ao processo formativo dos profissionais de saúde e educação.

Em Cupira o programa é realizado pelas equipes multiprofissionais dos PSFs do Multirão, do Sambaquim, de Laje de São José e do Presidente Vargas. Dentre os serviços já disponibilizados antropometria, aplicação de flúor, escovação supervisionada, verificação da situação vacinal e orientações de prevenção à COVID-19.

A meta de Cupira é beneficiar todas as escolas do município com o programa “Saúde na Escola” até dezembro de 2022 e com o objetivo de realizar os seguintes atendimentos: saúde ambiental, promoção da atividade física, alimentação saudável e prevenção da obesidade, promoção da cultura de paz e direitos humanos.

O Programa também vai abortar a prevenção das violências e dos acidentes, prevenção de doenças negligenciadas, verificação da situação vacinal, saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST, prevenção ao uso de álcool, tabaco, e outras drogas, saúde bucal, Saúde auditiva, saúde ocular e prevenção à Covid-19.