Índice de homicídios e roubos continua caindo pelo quarto ano consecutivo em Cupira

A Prefeitura Municipal de Cupira vem investindo na segurança pública do município a partir de 2017. O Poder Executivo da cidade realizou estudos por meio de especialistas em segurança pública no objetivo de identificar os motivos da violência no município. A cidade vinha acumulando altos índices de violência. São informações da Secretaria Estadual de Defesa Social – SDS.

Dados oficiais da SDS confirmam que os números de Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI (homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e roubo seguido de morte), em Cupira, caem a cada ano: 2017 – 41; 2018 -25; 2019 – 22 e 2020 – 18.

Várias ações, projetos e investimentos foram e continuam sendo aplicados no objetivo de proporcionar mais segurança aos cupirenses. Dentre eles, construção da sede própria da Delegacia civil e criação do Núcleo de Segurança Municipal, integrando à Polícia Civil e Militar. A Guarda Municipal além do aumento do efetivo de agentes por meio de concurso público, recebeu duas viaturas Jeep Renegade para auxiliar as demais instituições policiais. O município conta, também, com a “Patrulha Rural”. Sítios e distritos de Cupira recebem rondas diariamente da Guarda Municipal.

Roubos também continuam diminuindo na cidade. Os números de Crimes Violentos contra o patrimônio – CVP (furto, furto de coisa comum, roubo, extorsão, extorsão mediante sequestro e extorsão indireta), também vêm caindo: 2017 – 411; 2018 – 362, 2019 – 239; e 2020 – 126.

Outras iniciativas importantes que contribuem para a diminuição dos índices de violência em Cupira, foram também, a implantação do sistema de monitoramento da cidade por câmeras de alta qualidade, assim como a criação do Departamento de Trânsito e Transporte de Cupira – DETTRAC.

A segurança de Cupira tem apoio do CONSEG/PE. O Consórcio promove, junto aos consorciados, “a ordem pública e a segurança cidadã, com a necessidade de se estabelecer políticas democráticas de prevenção ao crime e a violência, caracterizadas pela transparência, participação social, subordinação à lei e ao respeito aos direitos humanos.

 O Prefeito do município, José Maria Leite de Macedo foi um dos fundadores e inicialmente Vice-Presidente do consórcio, quando criado em 2018. José Maria, Prefeito reeleito de Cupira, atualmente é Presidente do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública, biênio 2021-2022.