Equipe de vigilância e de epidemiologia realizam ação solidária em Sambaquim

A equipe de Vigilância e de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde se reúnem e fazem ação solidária em alusão ao dia da Consciência Negra na Comunidade Quilombola de Sambaquim, ontem, 17 de novembro de 2020.

As equipes quando visitaram a comunidade no dia 03 de novembro se sensibilizaram com a história humilde e carente de Dona Joana, de 84 anos, matriarca da família e uma das cidadãs mais antigas do quilombo. Os profissionais da saúde doaram roupas, gêneros alimentícios e de higiene pessoal, brinquedos, guloseimas e outros produtos que possam ajudar a família de Dona Joana.

“Tivemos o privilégio de conhecer essa família que vive e sobrevive do trabalho do campo. Dona Joana, de 84 anos, é bem ativa. Ela trabalha na roça para garantir o sustento da família. Curiosamente ela construiu a própria casa com as próprias mãos, assim como o forno para secar a farinha, coberto com madeira retirada da mata nativa. Ela é conhecida por todos da região por ter um coração imenso e cheio de muita ternura. Dona Joana nos recebeu com tanto carinho e afeto que, ao vermos tamanha simplicidade e gratidão, ela nos mostrou o verdadeiro sentido de viver com seu testemunho de vida”. Relatou a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Gelciane Felix.