CREAS realiza campanha 2020 contra o trabalho infantil

“É muito triste; é muito cedo; é muito covarde cortar infâncias pela metade!”

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou ação de conscientização contra o trabalho infantil. O tema deste ano foi: É muito triste; é muito cedo; é muito covarde cortar infâncias pela metade! A ação foi realizada nas barreiras sanitárias educativas instaladas nas três principais vias de acesso ao município, A primeira barreira fica localizada na via de acesso à BR 104 (no posto Millenium); a segunda, na via de acesso à PE 123 (Cupira a Lagoa dos Gatos) e a terceira barreira no trevo (Cupira a Panelas), às margens da BR 104.

Adesivaço é realizado no comércio local contra o trabalho infantil (Foto: arquivo SMDS)

A ação foi ministrada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, com apoio dos demais programas sociais do município. Além do adesivaço nos veículos, centros comerciais e residências também receberam a ação contra o trabalho infantil, na manhã desta sexta-feira, 12 de junho de 2020.

O trabalho infantil deixa marcas na infância que, muitas vezes, tornam-se irreversíveis e perduram até a vida adulta. Traz graves consequências à saúde, à educação, ao lazer e à convivência familiar. Exemplos dos impactos negativos do trabalho infantil: aspectos físicos, aspectos psicológicos e aspectos educacionais.

O trabalho infantil ainda é uma realidade para milhões de meninas e meninos no Brasil. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PnadC), em 2016, havia 2,4 milhões de crianças e adolescentes de cinco a 17 anos em situação de trabalho infantil, o que representa 6% da população (40,1 milhões) nesta faixa etária. Cabe destacar que, desse universo, 1,7 milhão exerciam também afazeres domésticos de forma concomitante ao trabalho e, provavelmente, aos estudos.