Nota oficial sobre o primeiro caso confirmado do COVID-19, em Cupira

A Prefeitura Municipal de Cupira, através do Centro Municipal de Operações Emergenciais Coronavírus (CMOE COVID-19), informa que um dos casos em investigação, um paciente do sexo masculino, de 56 anos testou positivo para Covid-19. Além deste caso, temos outro em investigação e outros dois já foram descartados tanto pra Covid-19 quanto para Influenza. 69 pessoas foram diagnosticadas com Síndrome Gripal, mas 51 já estão recuperados.

A Prefeitura de Cupira vem prestando um eficiente serviço, informando os moradores da nossa cidade, buscando justamente, diminuir os riscos de contaminação, informando sobre o distanciamento social, seguindo as orientações e recomendações dos órgãos sanitários estadual e municipal, do Ministério da Saúde e da OMS. Além disso, existe um trabalho junto às famílias em situação de vulnerabilidade social, seja com a ampliação do acesso aos serviços públicos, como apoio no cadastro para recebimento do Auxílio Emergencial, quanto com a distribuição de cestas básicas e kits de merenda escolar. Tudo isso para que os efeitos do isolamento e distanciamento social que são requeridos no combate à doença, sejam minimizados. O paciente No dia 10/04/2020, um paciente foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ao hospital de Panelas, para troca de uma sonda.

Porém, apresentava um quadro de muita secreção e foi identificado um desconforto respiratório pelo médico, que suspeitou de Doença Pulmonar Obstrutiva e solicitou sua transferência para o Hospital Regional de Palmares. No Hospital de Palmares, ele deu entrada com tosse, dispneia, e desconforto respiratório. No mesmo dia foi realizada a coleta para o teste de coronavírus e o resultado saiu hoje como positivo para Covid-19.

De acordo com informações da família, o paciente está clinicamente bem, mas permanece hospitalizado, com o devido acompanhamento.

Prefeitura Municipal de Cupira

Centro Municipal de Operações Emergenciais Coronavírus (CMOE COVID-19)