Implantação do Projeto Robótica

 

Projeto desenvolvido para Criar e montar robôs à partir de resíduos  eletroeletrônicos
Projeto desenvolvido para Criar e montar robôs à partir de resíduos eletroeletrônicos

O ‘’projeto robótica’’ tem como objetivo estimular os estudantes, os admiradores da robótica, tecnologia e informática, para Criar, montar e desenvolver robôs a partir da sucata eletroeletrônica. Tais como: Computadores, impressoras, teclados, televisões, celulares, baterias, pilhas e entre outros. No centro de desenvolvimento que será implantado em nossa cidade, você terá: palestras, oficinas de criação e montagem, terão também, peças para construção e desenvolvimento de robôs, professores capacitados e especialistas em robótica.

O projeto robótica é constituído por quatro ações:

• Palestra de apresentação do programa
• Centro de desenvolvimento de robôs
• Inclusão da robótica pedagógica nas escolas
• Expansão do programa

Você Cupirense, estudante, Você que gosta de tecnologia, informática e robótica, não perca tempo!

A Prefeitura Municipal de Cupira e o especialista em robótica o Henrique Braga, promoverá uma palestra inicial, apresentando em detalhes a importância do programa para nossa cidade, falará também as fases e rumos do ‘’projeto robótica’’ Vamos dar o pontapé inicial!

A apresentação do projeto robótica será no dia 28 de Agosto no auditório da Escola Pedro Alves de Souza às 19h:00min com o especialista em robótica, Henrique Braga.
A palestra contará com apresentação e animação de robôs desenvolvidos por alunos do projeto em outras cidades.

Henrique Braga Foresti.
Especialista em robôs domésticos, robótica pedagógica, robôs terrestres, veículos aéreos não tripulados e plataformas.

Naturalidade: Varginha, Minas Gerais.
Formação e mercado de trabalho:
Engenheiro do sistema CESAR.

• Professor de engenharia mecatrônica – SENAI.
• Graduado em ciências da computação – UEMG.
• Mestre em engenharia mecânica – UFPE.
• Atua nas áreas de robóticas e eletrônica embarcada.
• Idealizador da plataforma robô livre.
• Atua como curador em projetos de pesquisa em eventos de robótica e tecnologia da América Latina.
• Desenvolvedor de projetos de pesquisas e inovação em áreas de robótica.

Obs. totalmente gratuito para a população cupirense de qualquer idade, basta apenas comparecer ao local da palestra e fazer sua credencial.

Saiba da importância da reciclagem de resíduos eletroeletrônicos

Computadores, impressoras, teclados, televisões, celulares. Eletroeletrônicos não devem ser jogados no lixo comum quando acaba sua vida útil, pois os materiais usados na composição desses equipamentos são muitas vezes tóxicos – e também valiosos. A chamada sucata eletrônica deve ser recolhida e enviada a empresas especializadas na reciclagem desses produtos, em um processo chamado de manufatura reversa. O nome ilustra bem as etapas: desmontar, separar partes e extrair diferentes elementos de cada componente, ou seja, uma lógica que faz o caminho contrário ao da produção de equipamentos.
Alguns produtos são mais difíceis de serem decompostos e reutilizados. Então por que não se recicla tudo? Falta conscientizar a população sobre a possibilidade e a necessidade de dar destinação correta à sucata eletrônica. A reciclagem permite evitar a contaminação do ambiente por metais pesados e interromper a superlotação de lixões e aterros sanitários. Além disso, recoloca matérias-primas no ciclo de produção – gerando emprego e renda – e evita que haja mais degradação com a extração de novos materiais.