Festividades natalinas recebe o tema “O verdadeiro presente: um auto de natal”

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Desporto Amador, realiza as festividades natalinas 2018 com o tema: “O verdadeiro presente: um auto de natal”, nos dias 22 e 28 de dezembro, às 20h, em frente à Prefeitura. Venha conhecer o autêntico significado do Natal e se encantar com uma linda decoração natalina, feita especialmente para você.

“Ônibus vagalume”

Você mora em bairros distantes do centro? O “vagalume”,um ônibus todo iluminado e decorado em tema natalino, vai passar em seu bairro,com muita diversão e música para a criançada entrar no clima natalino. Participe! O grupo de teatro “Caminhos da Cultura” irá apresentar a peça em quatros atos,são eles:

Ato 01 – Anunciação do Anjo à virgem Maria – Em frente à Prefeitura;

Ato 02 – José e Maria buscam hospedagem – Em frente à Câmara deVereadores;

Ato 03 – Anjo anuncia o nascimento do Salvador – Em frente à IgrejaMatriz S.J.B;

Ato 04 – Presépio Vivo. No espaço Mestre Zuza.

“As festividades natalinas em Cupira serão importantíssimas para o fomento à cultura e o lazer, assim como, uma excelente oportunidade para a população conhecer o verdadeiro significado do natal, que é nascimento do Salvador, o menino Jesus Cristo, como relata a Bíblia”. Já o comércio e os vendedores ambulantes locais podem garantir uma renda extra nessa temporada de fim de ano. Destaca o Prefeito José Maria Leite de Macedo.

Orgulho de Cupira!

O Mestre em Cordel, “Carlinhos Cordel”, cidadão cupirense, foi o profissional responsável em desenvolver os quatro atos do tema central das festividades natalinas de Cupira. Com maestria, Carlinhos cordel adaptou para versos de cordel, quatros atos importantíssimos que a Bíblia relata sobre o nascimento do Salvador Jesus Cristo. A peça teatral será encenada por jovens que integram a ONG “Caminhos da Cultura”, de Cupira, nos dias 22 e 28 de dezembro.

Carlos Soares da Silva, popularmente e artisticamente conhecido como “Carlinhos Cordel”, tem um currículo recheado de cordéis, títulos e premiações no seguimento cultural:

• Membro da (Academia Caruaruense de Literatura de Cordel – ACLC), Cadeira: Leandro Gomes de Barros, n.º 14, desde dezembro de 2011;
  • Autor de mais de 250 livretos de cordel publicados e espalhados em vários sites da internet;
  • Vencedor do Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 – Edição Patativa do Assaré, patrocinado pelo Minc (Ministério da Cultura), do qual ganhou o título de Mestre do Cordel;
  • Ganhador do Prêmio Culturas Populares 2017 – Leandro Gomes de Barros, patrocinado pelo Minc (Ministério da Cultura), do qual ganhou, pela segunda vez, o título de Mestre do Cordel;
  • Em 2018, fez dois projetos vitoriosos para a ACLC. O primeiro prêmio conquistado foi o 3º PRÊMIO ARIANO SUASSUNA DE CULTURA POPULAR E DRAMATURGIA, ficou em 1.º lugar no Estado de Pernambuco e o segundo prêmio foi o Prêmio Culturas Populares 2018 – edição Selma do Coco.
  • 2010 – Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 – Edição Patativa do Assaré;
  • 2017 – Prêmio Culturas Populares 2017 – Leandro Gomes de Barros;
  • 2018 – 3º PRÊMIO ARIANO SUASSUNA DE CULTURA POPULAR E DRAMATURGIA, junto a ACLC;
  • 2018 – Prêmio Culturas Populares 2018 – Edição Selma do Coco.