O Xilogravurista Ricardo Pessoa imprime sua arte nos quiosques do espaço Mestre Zuza
“Essa arte é uma das minhas principais paixões. Por meio da Xilogravura posso imprimir meu dom e fazer com que as pessoas possam refletir sobre a valorização da arte, do artista, da cultura nordestina e das histórias africanas. Os elementos e personagem que compõem a cultura nordestina são fundamentais em meu trabalho. Gosto do que faço e sempre inovo em cada peça ou pintura feita por mim”. Enfatiza o artista.
Por meio da arte, Ricardo Jorge Soares Pessoa, 59 anos, também conta as histórias dos Orixás, do Negro e da Cultura Africana. Casado há 30 anos com Geovania Alexandre, ele é pai da Zanzul Alexandre Pessoa, 29 anos, e da Ilê Alexandre Pessoa, 29 anos. Muito orgulhoso, Ricardo Pessoa faz questão de mencionar o netinho Francisco Pessoa que, com apenas um aninho de vida, já passou de ano na escolinha”.
Atualmente o xilogravurista reside em Cupira, mas é natural de Pombos – PE. Ele é arte educador, oficineiro e já trabalhou com vários projetos sociais com crianças e adolescentes na região metropolitana do Recife e no interior de Pernambuco.
Ricardo Pessoa é um dos artistas participantes da Semana Multicultural, realizada no Espaço Mestre Zuza, de 21 a 28 de outubro. O evento valoriza a cultura local e regional. A programação tem várias apresentações culturais e artísticas: shows musicais, Repentistas, Rapper, Hip Hop, Zumba, Cordelistas, Quadrilhas Juninas, Cavalgada, Encontro de Forrozeiros, Forró trio Pé de Serra e concurso de talentos musicais.