Escola Silvestre Luiz da Paixão comemora “Jubileu de Ouro” – 50 anos
“São 50 anos educando com amor,
fazendo história e realizando sonhos!”
A Escola Municipal Silvestre Luiz da Paixão comemora 50 anos de atividade educacional. A solenidade aconteceu nessa terça-feira, 30 de maio, às 15h, na sede da própria instituição. O Prefeito, secretária de educação, gestores, professores, pároco da comunidade e um representante evangélico protestante homenagearam os 50 anos da escola.
A Escola Municipal Silvestre Luiz da Paixão foi assim denominada em homenagem a um grande agricultor, o sr. Silvestre Luiz da Paixão, morador do sítio Serrote Redondo, que cedeu uma de suas casas, localizada à rua 21 de abril, 183, bairro da boa vista, em Cupira-PE, para funcionamento da escola.
A instituição foi fundada em 30 de abril de 1967 e sua autorização de funcionamento foi publicada no diário oficial de 20 de abril de 1983, na administração do sr. José João Inácio. De acordo com as informações coletadas, a escola iniciou suas atividades com o primário nos turnos da manhã e da tarde. E a noite com o mobral, contando com aproximadamente 150 alunos, distribuídos nos três turnos.
Após sua fundação, que inicialmente contava com apenas duas salas de aula, banheiros, secretaria e cozinha, a escola passou por uma reforma no ano 2000, quando foram construídos mais uma sala de aula e um banheiro, com o intuito de atender a demanda da comunidade, houve mais uma reforma para ampliação da instituição, sendo construídas, em 2007, mais seis salas de aula, um banheiro e uma sala, onde funciona o laboratório de informática.
Dentre os muitos funcionários que contribuíram com o desenvolvimento educacional dessa instituição, destacamos as gestoras: Iraci Inácio da silva, que geriu a escola durante 22 anos, Maria de Fátima Correia de Souza, durante seis anos e Adriana Sybelle Feitoza de Melo, Durante oito anos.
Atualmente a escola tem como equipe gestora: Maria Rozelma Leite da Silva (Gestora), Maria Aparecida da Rocha Barros de Oliveira (gestora adjunta), Quitéria Maria da Silva (Secretária) e Telma Ferreira de Souza (coordenação pedagógica). Conta ainda com 33 servidores que contribuem com o amor e dedicação para o engrandecimento educacional dessa unidade de ensino.
A escola atende a um total de 304 alunos, distribuídos nas turmas de educação infantil, ensino fundamental I que contemplam a I e II fase da educação de jovens e adultos e no ensino fundamental II; funciona nos turnos da manhã, tarde e noite.
A escola vem evoluindo em vários aspectos e desempenhado um papel de grande importância para o desenvolvimento e progresso do município cupirense. Para isto, conta com o total apoio do atual gestor municipal, o sr. José Maria Leite de Macedo.
Nosso trabalho tem por objetivo principal a aprendizagem dos estudantes, sendo, portanto, o nosso slogan: “a aprendizagem é a base do nosso sucesso”, aprendizagem essa que Contempla a formação integral dos educandos, abrangendo os aspectos cognitivos, sociais e culturais do corpo discente e visa à formação de um sujeito ativo dotado de habilidades e competências para atuar na sociedade atual, buscando gradativamente na sua vida acadêmica, pois entendemos que o estudo é a única porta para a construção de uma vida mais digna e igualitária.
A instituição rege-se por um projeto político pedagógico, elaborado com a participação de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, inclusive com a participação da comunidade.