Entenda o Programa COMVIDA “Cidadania e inclusão social em defesa da vida”

Maquete Eletrônica do complexo do COMVIDA

A Prefeitura Municipal de Cupira, em sua nova gestão 2017 – 2020, preocupada e insatisfeita com os altos índices de criminalidade e violência que atingem o município, criou o PROGRAMA COMVIDA.

Inspirado no COMPAZ – Centro Comunitário da Paz – Programa da Prefeitura Municipal do Recife em parceria com o Governo Estadual e que oferece alternativas capazes de prevenir a criminalidade, combater o consumo de drogas, proporcionar lazer, esporte e cultura e fortalecer a cidadania. Tudo isso buscando a inclusão social dos recifenses.

O COMVIDA, de Cupira, foi elaborado a partir de um grupo de trabalho para a implantação do programa dentro da realidade local, buscando promover cidadania através de programas específicos com o apoio das Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Ação social, Infraestrutura, Cultura e Desporto e Desenvolvimento Econômico. Vale destacar que o foco da iniciativa é os estudantes, os familiares e a comunidade local.

Confira as fotos dos 10% das obras: https://bit.ly/2JuWN9I

Confira na íntegra o folder do programa: https://bit.ly/2Jv5aSt

ATIVIDADES PREVISTAS PARA AS CRIANÇAS, ADOLESCENTES E SEUS FAMILIARES

•               Maquete Eletrônica do complexo do COMVIDA

Contraturno escolar;

• Reforço de português e matemática;
  • Inclusão de idiomas (inglês e espanhol);
  • Oficinas de dança, teatro, artes marciais, horta, artesanato, recreação, pintura em tela e percussão;
  • Futsal masculino e feminino;
  • Handebol masculino e feminino;
  • Vôlei de areia masculino e feminino;
  • Vôlei de quadra masculino e feminino;
  • Karatê olímpico;
  • Judô;
  • Atividades culturais;
  • Aulas de informática;
  • Robótica;
  • Cursos profissionalizantes.

ONDE SERÁ CONSTRUÍDO O COMPLEXO DO COMVIDA?

Está em construção no terreno da antiga Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), localizada na Av. Miguel Pereira Neto S/N. O Terreno foi adquirido com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Cupira.

INFRAESTRTUTURA DO COMVIDA

12 salas de aula, sala de laboratório, sala de reuniões para alunos e convidados, pátio coberto para refeitório, uma quadra poliesportiva coberta, 16 banheiros sendo oito para acessibilidade, quatro vestiários sendo dois para acessibilidade, sala de informática, auditório para 83 pessoas, biblioteca, bicicletário, área de recreação e área administrativa.

CRONOGRAMA DO PROGRAMA

1. Início dos estudos e projetos – maio de 2017;
  2. Aquisição do terreno – setembro de 2017;
  3. Início da construção do Complexo COMVIDA – primeiro semestre de 2019;
  4. Previsão de início das atividades – segundo semestre de 2019.

QUAL É A MISSÃO DO COMVIDA?

Desenvolver ações que integrem a família e o fortalecimento da cidadania em defesa da vida.

VISÃO DO PROGRAMA

Ser um programa de combate à vulnerabilidade social

OBJETIVO DA INICIATIVA

Promover a cidadania através de programas com o apoio das Secretarias de Educação, Saúde, Ação Social, Infraestrutura, Cultura e Desporto e Desenvolvimento Econômico. O foco é os estudantes, seus familiares e a comunidade local.

VALORES DO PROGRAMA COMVIDA

RESPEITO À VIDA:

Maquete Eletrônica do complexo do COMVIDA

O art. 7º do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente Resguarda o direito à vida e à saúde quando determina que “A criança e o adolescente têm direito à proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência”. Um dos valores do COMVIDA é preocupar-se com a condição de vida dos habitantes das comunidades mais carentes. O respeito pela vida eleva o padrão de conduta, dignificando aqueles a quem é direcionado a elevando moralmente quem o observa.

MELHORIA DA APRENDIZAGEM:

Maquete Eletrônica do complexo do COMVIDA

A Constituição Federal de 1988 garante no artigo. 205 “A educação, direito de todos e dever do estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Porém, não basta o acesso à escola. A educação e a escolaridade se dão quando a elas o cidadão tem acesso, consegue permanecer e, através delas, aprender. A aprendizagem ressignifica, direciona e, na maioria das vezes, determina as condições de vida de uma pessoa. Portanto, esse será o valor mais monitorado, pois embasa e eleva a qualidade das ações do programa.

RESPONSABILIDADE SOCIAL:

Ter responsabilidade social é adotar posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. É uma regra que envolve o benefício da coletividade.

INCLUSÃO SOCIAL:

O princípio da inclusão social é o acesso de todos sem distinção aos direitos sociais. Com o COMVIDA serão desenvolvidas ações que integrem a família e o fortalecimento da cidadania em defesa da vida. Nossa visão é ser um programa estratégico de desenvolvimento social.