Tratamento de Acupuntura é oferecido na secretaria de saúde

[dropcap]A[/dropcap]cupuntura é um tratamento realizado de práticas terapêuticas e consiste na estimulação de locais anatômicos sobre ou na pele, os chamados pontos de acupuntura. A técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, chamados na acupuntura de meridianos. O método estimule a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo. Sendo assim, está muito associada a transtornos orgânicos resultantes de tensões emocionais como o estresse.

Esse tratamento está sendo realizado no centro de fisioterapia da secretaria municipal de saúde, nas sextas-feiras, com a Drª Fisioterapeuta, Magda Ferreira, das 8h às 11h. A acupuntura busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor.

A acupuntura é especialmente indicada para a redução da dor em casos de fibromialgia e dores localizadas nas costas, tratamento de náuseas e vômitos em pacientes que se submetem a quimioterapias ou cirurgias, e diminuição da tensão emocional. No Brasil, a acupuntura é reconhecida como especialidade médica conforme deliberação do Conselho Federal de Medicina e consta na Tabela do Sistema de Informações Ambulatoriais (SAI/SUS) do Ministério da Saúde.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUPIRA

“O importante é cuidar das Pessoas”