IV Conferência Municipal de saúde

[dropcap] A[/dropcap] quarta conferência teve como tema central “saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. Os principais objetivos foram relacionados avaliação da situação de saúde; propor diretrizes para ampliar as condições de acesso à saúde, o acolhimento e a qualidade da atenção integral, como Direito do Povo Brasileiro e o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde – SUS.

 A IV conferência municipal aconteceu ontem, 09 de julho, às 9h, no centro de fisioterapia da própria secretaria de saúde. Estiveram presentes, Secretária de saúde, Maria Iolanda; secretário adjunto, Paulo Marques; farmacêutico, Antônio Loreto; Coordenadora da atenção básica, Marília Rosana; Assessora técnica, Flávia Melo; palestrante dessa conferência e coordenador de vigilância em saúde da IV geres, Efraim Naftali; secretária de finanças, Noemí Andrade; secretaria de desenvolvimento social, Ednalva Luna e o secretário de governo, José Edvan. Representando o poder legislativo, o presidente da câmara, Fábio Lessa e a vereadora, Zélia Parteira.

 O especialista em saúde pública, Efraim Naftali, explicou ao público o que é, quando e como foi criado e das ações desenvolvidas do SUS – Sistema Único de Saúde. Ele enfatizou a palestra a partir do art. 196 da constituição federal em 1988 “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. Falou também da importância e finalidades do CMS – Conselho Municipal de Saúde.

 Efraim destacou que a comunicação em saúde deve ser entendida de forma integralizada, considerando o sujeito na sua totalidade, suas dificuldades, seus anseios, e não meramente como o repasse de informações rebuscadas com o uso de termos técnico. Os sujeitos precisam ser os protagonistas, capazes de compreender a dinâmica do sistema de saúde, e que o mesmo possa usufruir destas informações de forma a viabilizar o acesso e a efetivação dos seus direitos. Após a palestra ministrada pelo especialista em saúde pública, foram formados grupos para discutir e levar propostas para outras esferas, de âmbito estadual, melhorias a serem implantadas no sistema de saúde municipal.

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUPIRA

“O importante é cuidar das Pessoas”

Fotos: Adriano Amaro/Alesson Vinícius –  Ascom/PMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.